A Prefeitura de Curitiba lançou ontem um novo sistema de segurança que a Guarda Municipal usará no patrulhamento. Duas unidades do Segway, veículo elétrico de duas rodas, com capacidade para transportar uma pessoa em pé, foram cedidas pelo fabricante, em comodato, para o município. O equipamento será usado no calçadão da XV nos dias úteis e, no fim de semana, nos principais parques. Segundo a prefeitura, o veículo dará mais mobilidade e rapidez ao patrulhamento.
Com o veículo, um guarda municipal percorre, no mesmo tempo, uma área cinco vezes maior do que percorre a pé. Os dois equipamentos foram doados pelo período de um ano, sem custo. Para rodar 100 quilômetros, o Segway gasta o equivalente a R$ 1 em energia.
O secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, disse, por meio da assessoria de imprensa, que o equipamento apresenta muitas vantagens. ''Além de agilizar o patrulhamento e ser um veículo não poluente, o equipamento tem uma plataforma alta, o que permite ao guarda um ponto de visão privilegiado e de longo alcance'', destacou.
O novo equipamento é um veículo elétrico com duas rodas paralelas, estável mesmo quando parado, e de comandos especiais. É um sistema também conhecido com TRI - Transporte Rápido Individual, auto-equilibrado, que tem uma velocidade de 20 km/h, até três vezes a velocidade de um ser humano a pé. O Segway pode ser usado em calçadões e locais em que veículos convencionais não trafegam. O equipamento é movido a baterias que podem ser recarregadas em fontes de 100 a 220 volts.
Mais de 150 departamentos de polícia de diversos países usam o Segway, informa a assessoria de imprensa. Ele está presente em cidades dos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil. Em Porto Alegre, o veículo é usado pela Brigada Militar no patrulhamento das ruas.

mockup