Está em andamento a 9 Campanha Anual de Vacinação de Idosos contra a gripe. Em Curitiba vivem 153.118 pessoas com mais de 60 anos que precisam tomar a vacina, que é gratuita. A cobertura mínima exigida pelo Ministério da Saúde é de 70%. ''Com a oferta de 110 pontos de vacinação e com a participação da população interessada, a campanha deve ter uma cobertura de quase 100%'', avaliou a superintendente administrativa da Secretaria Municipal da Saúde, Edimara Faith Seegmueller. Em 2006, a cobertura na capital alcançou 98,3%.
Estão disponíveis 110 pontos de vacinação. A campanha vai de 23 a 28 de abril e de 2 a 4 de maio nas unidades de saúde, nos horários normais de funcionamento de cada uma delas. Na tenda da Boca Maldita, o horário é das 9 às 17 horas. A vacina é indicada inclusive para quem tem problemas de saúde crônicos como diabetes ou hipertensão, doenças degenerativas como Parkinson ou Alzheimer, além de asma, insuficiência renal ou hepática, HIV ou aids ou outra doença relacionada à baixa imunidade.
''A única restrição é para quem tem alergia à proteína do ovo de galinha, matéria-prima da vacina'', explica a coordenadora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm.
A vacina é injetável e os casos de reação são raros. Além de melhorar a qualidade de vida dos idosos, ela previne complicações do aparelho respiratório comuns à faixa etária e os consequentes riscos de internação hospitalar.

mockup