Uma grande esteira ao ar livre
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de março de 2008
Diogo Cavazotti<br> Equipe da Folha 
Ar puro, canto dos pássaros, muito verde e, às vezes, um jacaré. É isso que as fiéis pessoas que caminham no Parque Barigui encontram quando praticam seus exercícios ao ar livre. Com o aumento do número de academias em Curitiba há quem ainda prefira manter o contato com a natureza e continuar se exercitando nos parques.
A pedagoga Vânia Reis Costa Barros corre no Barigui há seis anos. Ela participa de maratonas de corrida com frequência e intensifica os treinos quando as competições se aproximam. A maratonista faz parte de um grupo de corrida chamado Treine, com 200 integrantes, que se reúne no parque para realizar atividades físicas. Vânia geralmente corre de manhã, entre 6 e 7 horas, e não se preocupa com o tradicional frio de Curitiba. ''Não gosto de correr no calor pois fico muito cansada e ofegante'', explica.
A comerciante Fátima Mueller é adepta da caminhada. Ela frequenta o Parque Barigui quatro vezes por semana, sempre no horário do almoço. ''Caminhar aqui faz bem para a minha cabeça. Não trocaria o parque por uma academia'', conta Fátima, que caminha há dois anos. Ela vai até o Barigui de ônibus e pratica os exercícios sozinha, mas sempre encontra conhecidos durante o percurso. Se o tempo não colabora, a comerciante não fica parada. ''Tenho uma esteira em casa para os dias que chove ou faz muito frio, mas não é a mesma coisa''.
Morar distante do parque não desanima Luiz Frederico Potenza, técnico em eletricidade. Ele caminha dois quilômetros para chegar até o Barigui. Começou a praticar caminhada há sete meses, quando um médico disse que seu colesterol estava elevado. ''No meu trabalho fico o tempo todo sentado e estava ficando muito sedentário'', explica. Para ele, o ar puro do parque é o principal motivo que o faz percorrer um longo trajeto para chegar até lá. ''A poluição me atrapalha muito. Já tentei caminhar na rua, mas tenho que parar toda hora para atravessar a rua. Não troco o parque por nada'', conta Potenza.


