Uma cidade que valoriza a cultura
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de novembro de 2011
Eli Araujo<BR>Reportagem local 
A cidade de Ibiporã sempre teve um vínculo muito forte com a cultura. Um dos precursores das atividades culturais na cidade foi o padre José Zanelli, que na década de 1940 catequizava os jovens e crianças por meio da arte, montando pequenos grupos musicais. Outro personagem que representa bem o setor cultural é o artista plástico Henrique Aragão, um ícone da arte sacra no Brasil.
Hoje a cultura faz parte da vida de todos os cidadãos de Ibiporã, como qualquer outra atividade essencial, como saúde ou educação, por exemplo. Nós temos uma atividade cultural bastante intensa e, por isso, o setor deve fazer parte de um plano permanente de governo, afirma o secretário da Cultura e Turismo, Júlio Dutra.
Entre as atividades culturais citadas por Dutra estão uma escola de balé, com 200 alunos, 80% dos quais são bolsitas; uma escola de teatro, com 70 alunos; uma oficina permanente de circo, com 80 alunos, e uma escola de música com 150 alunos.
No momento, a prefeitura está construindo um Centro Sócio-Educativo, Turístico e Cultural, na antiga estação ferroviária da cidade. O espaço, que a partir da década de 1930 acolheu as pessoas que vieram trabalhar com a cafeicultura na região, passa agora por um processo de revitalização e será transformada em museu do café. O prédio, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, vai receber eventos culturais e educativos e atender visitantes que queiram conhecer a Rota do Café, um projeto idealizado pelo Sebrae.
Para Dutra a obra é avaliada como um resgate histórico que contará com a presença de alguns de seus primeiros habitantes. Ibiporã é uma cidade nova e boa parte dos nossos pioneiros ainda caminham pelas ruas e contam como era vida naquela época; por isso, para a gente esse espaço é muito importante, afirma Dutra.
Nas proximidades da ferrovia estão sendo restauradas três casas nas quais moraram ferroviários e está sendo construído um prédio com anfiteatro que vai abrigar a Secretaria de Educação do município. A previsão é das obras serem concluídas até o final de dezembro.
Ainda como parte de recuperação da história, a secretaria de Cultura está produzindo um DVD-book no qual os pioneiros contam a história do município.
A Rota do Café é um projeto para o desenvolvimento do turismo no Norte do Paraná, com um roteiro que prevê visitas a fazendas e pousadas que integram a história do café na região. Segundo o secretário de Cultura, a única cidade que tem participação no projeto com incentivo do governo municipal é Ibiporã.
Homenagem
Os dois mais conhecidos incentivadores da cultura local são homenageados pela cidade. O padre José Zanelli se tornou nome do anfiteatro da cidade. E as obras do artista plástico Henrique Aragão podem ser vistas em vários pontos do perímetro urbano. Aragão adotou Ibiporã como sua terra e se transformou em um dos criadores de arte sacra mais conhecidos do Brasil.


