Um canal para denúncias
Por falta de informação de onde e como denunciar, a população se utiliza das ONGs como canal para comunicar irregularidades. Para o presidente da ONG Olho Dágua, Salvador Carvalho, o cidadão acredita que, se denunciar para outros órgãos que não sejam as ONGs, ele será repreendido. "Ele tem medo de denunciar porque acredita que será perseguido", revela Carvalho. A ONG Olho Dagua, localizada em Arapongas, recentemente denunciou o uso de fogo e roçagem no Vale das Perobas, um espaço que abriga muitos animais e perobas com mais de 500 anos.
Essas abordagens também acontecem na ONG MAE entidade que vem desenvolvendo um grande projeto de reflorestamento em Londrina, em parceria com a UEL. "A informação chega o tempo todo, tanto a denúncia quanto a cobrança, como se a gente fosse responsável por resolver o problema", relata o advogado e integrante da ONG, Camillo Vianna. Ele conta que a entidade tenta sempre envolver as pessoas nas ações porque, muitas vezes, o cidadão se esquece das próprias obrigações.
A importância das ONGs é reconhecida pela promotora do Meio Ambiente, Solange Vicentin. Para ela, é a própria sociedade que ganha com esse trabalho vigilante. "Elas ajudam os órgãos públicos e muitas vezes até o substituem", afirma.





