UEL é uma das melhores do País
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de janeiro de 2006
Da Redação 
Segundo informações contidas no site oficial da Universidade Estadual de Londrina, a UEL foi fundada em 28 de janeiro de 1970 sendo reconhecida em 7 de outubro de 1971.
O Campus principal da UEL está localizado à margem da Rodovia Celso Garcia Cid, a 6 km do centro de Londrina. Além disso, existem outros órgãos da Universidade localizados fora do campus (veja lista nesta página).
Em um Estado que conta com 142 Instituições de Ensino Superior (2 federais, 17 estaduais, 7 municipais e 116 particulares - dados da Seti) a UEL é classificada como uma das melhores universidades do País, desempenhando um papel decisivo no dinâmico desenvolvimento da cidade e região, com destaque na prestação de excelentes serviços de saúde, na pesquisa e extensão à comunidade e no ensino de qualidade para a formação de profissionais para o mercado de trabalho (veja infográfico nesta página).
A UEL define-se como uma entidade pública, gratuita, democrática, com plena autonomia didático-científico, compronetida com o desenvolvimento e a transformação social, econômica, política e cultural do Estado do Paraná e do Brasil.
Orienta-se pelos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, da igualdade de condições para o acesso e permanência discente, da liberdade e respeito ao pluralismo de idéias, tendo por finalidade a produção e disseminação do conhecimento, formando cidadãos e profissionais com competência técnica e humanística, com valores éticos de liberdade, igualdade e justiça social.
Atividades - Situado no centro de Letras e Ciências Humanas, no Instituto de Referência em Ciências Humanas (IRCH), 2º piso, o Laboratório de Línguas dá apoio às atividade de ensino do curso de Letras e dos cursos de graduação do CLCH. Também oferece cursos de línguas nos idiomas: Francês, Espanhol, Italiano, Alemão, Inglês e Japonês (em diferentes níveis) ligados ao programa de extensão do departamento de Letras Estrangeiras Modernas.
O aluno também pode participar das atividade físicas ofertadas pelo Centro de Educação Física e Desportos através do Programa de Atividade Física - Nafi, mediante uma taxa. O CEF conta com duas piscinas internas (aquecidas), quadras esportivas externas, ginásio poliesportivo interno, aparelhos de ginástica e musculação, campos de futebol e salas de ginástica e dança.
O Serviço de Bem-Estar da Comunidade (Sebec) tem como finalidade o planejamento, coordenação, execução, supervisão e controle dos serviços que promovam o bem estar dos agentes universitários e estudantes da UEL Localiza-se no campus (próximo à Biblioteca) e no HU (anexo ao Ambulatório).
Atualmente o Restaurante Universitário (RU) tem capacidade para fornecer 3.000 refeições diárias aos agentes universitários e estudantes regularmente matriculados na UEL. O horário de funcionamento é das 10h50 às 14h e das 17h30 às 19h30, de segunda à sexta.


