Uma atividade física barata, fácil e que gera muitos benefícios à saude. Não é a toa que a corrida vem ganhando tantos adeptos ultimamente.
  Os resultados para quem inicia a atividadade não demoram a surgir e na segunda semana já podem ser percebidos de acordo com o profissional de educação física e ex-atleta de marcha atlética Cláudio Bertolino. ‘‘A disposição vem primeiro, assim como a melhora no sistema imunológico. A pessoa dorme melhor, descansa bem e fica disposto para todas as outras atividades do dia a dia’’, destaca.
  Para a maioria das pessoas que resolve correr, o emagrecimento é o principal objetivo, segundo Bertolino. Mas isso pode demorar um pouco mais e varia de acordo com a condição de cada um. Além disso, precisa estar associado a uma alimentação correta e saudável. ‘‘É preciso acertar a quantidade e qualidade do que vai comer’’, ressalta.
  Independentemente dos benefícios que se pretende atingir, procurar alguém capacitado para orientar o exercício é fundamental, pelo menos no começo da atividade. Por meio de uma avaliação física preliminar o profissional tem condições de indicar o treinamento mais adequado ao praticante, evitando lesões e até mesmo a desmotivação por não conseguir atingir metas que ainda não condizem com o condicionamento físico atual. ‘‘O iniciante que nunca correu, por exemplo, gradualmente alterna corrida e caminhada. Já quem tem sobrepeso precisa fazer uma base de força muscular primeiro’’, explica Bertolino.

Cuidados
  A corrida pode ser uma grande aliada da saúde, mas se não houver cuidado torna-se vilã. Não respeitar os limites do corpo ou deixar o descanso de lado trazem malefícios como dores musculares e fadiga.
  O coração também deve ser respeitado, já que, tecnicamente a corrida provoca estresse do órgão. Por isso quem é muito sedentário, fumante ou tem histórico ou indícios de problemas cardiovasculares deve fazer um check-up do coração antes de calçar o tênis de corrida. ‘‘O sedentário, que ‘desliga a tv’ e sai para correr está exposto a um risco de morte súbida 10 a 20 vezes maior. O coração não está habituado’’, alerta o cardiologista Ricardo Rodrigues.
  O médico ressalta que quanto mais idade mais cuidados precisam ser tomados. Idosos que gostam de correr, assim como pessoas com problemas cardiovasculares, precisam de um acompanhamento periódico.
  Fora esses cuidados que devem ser tomados, o cardiologista destaca os benefícios que a corrida pode proporcionar ao coração. ‘‘Não há dúvidas de que é benéfica. Você tem 40% de diminuição da possibilidade de mortalidade por doenças cardiovasculares’’, destaca.
  E não é preciso ser um maratonista para ter saúde. Segundo Rodrigues, alguns minutos por dia são suficientes para se manter em forma e com o coração saudável. ‘‘Bastam 30 minutos por dia ou perda de duas mil calorias por semana’’, afirma.

mockup