Tecpar garante estrutura para inspeção
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de janeiro de 2000
Da Redação
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), empresa pública com 59 anos de tradição no desenvolvimento de pesquisas e prestação de serviços tecnológicos, poderá encampar rapidamente o trabalho de inspeção obrigatória de veículos. Segundo sua direção, o instituto tem capacidade técnica reconhecida para realizar o serviço de fiscalização.
O próprio modelo técnico de inspeção exigido pela nova norma, regulamentada pelo Código Brasileiro de Trânsito, é resultado de uma consulta feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ao instituto paranaense. Fomos nós os autores das bases para a regulamentação do artigo 104 da Lei Federal 9.503/97, que determina a obrigatoriedade da inspeção de veículos como condição prévia no licenciamento, informa o Tecpar.
Organismo de inspeção credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) há 10 anos, o Tecpar é também a primeira empresa pública do País a receber o certificado de qualidade IS0-9000. Essas credenciais são uma certeza de que o instituto poderá realizar com toda eficiência os novos serviços exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito.
Arquivo FolhaRodovia na região de Maringá: nas normas, veículo roda tranqüilamente
O Tecpar atua nas mais diversas áreas de apoio tecnológico. Além de serviços de inspeção de veículos modificados ou recuperados de acidentes, desenvolve pesquisas nas áreas metalmecância, eletroeletrônica, química, alimentos, cosméticos, farmacologia e biotecnologia. Na década de 80, recebeu do governo japonês alguns dos mais modernos equipamentos de pesquisa. É também um dos institutos brasileiros credenciados pelo Ministério da Saúde para produção nacional de vacinas contra raiva.
O Lactec, que também fará a inspeção veicular, existe deste 1997 e é uma entidade sem fins lucrativos destinada ao fomento da ciência e tecnologia. A instituição é resultado da parceria entre a Copel, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Associação Comercial do Paraná (ACP) e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Seus serviços são certificados pela ISO Guide 25, do Inmetro, que determina a qualidade de laboratórios de ensaios.
O Lactec utiliza padrões internacionais de qualidade, exigência feita pelas montadoras e, além de trabalhar com a Renault, também negocia contratos de prestação de serviço com Volvo, New Holland, Audi/Volkswagen e Chrysler. Outra empresa interessada no know-how do laboratório é a inglesa Johnson Matthey, que fabrica 1/3 dos catalisadores utilizados em automóveis no mundo todo.