Imagem ilustrativa da imagem Tecnologias como aliadas nas vendas
| Foto: Gustavo Carneiro
Os arquitetos Rodolfo Segura e Nino Wladeck: uso de óculos de realidade virtual é a grande tendência para divulgar os lançamentos imobiliários



A compra de um imóvel não ocorre por impulso. Por isso, para impressionar os consumidores, além de investirem nos tradicionais apartamentos decorados, por onde é possível passear pelos cômodos e ter uma ideia real de como ficará a futura moradia depois de pronta, as incorporadoras têm utilizado novas tecnologias ao apresentarem lançamentos. Telas interativas, cabines de voo, óculos de realidade virtual e até drones simulam a vista e localização dos edifícios e como eles ficarão, por dentro e por fora, depois de prontos.
Os arquitetos e sócios-proprietários da Kaaza Computação Gráfica, Rodolfo Segura e Nino Wladeck, afirmam que o uso dos óculos de realidade virtual é a grande tendência para divulgar os lançamentos imobiliários. "O cliente se sente dentro do ambiente sem estar ali", diz Segura. Wladeck destaca que o perfil do consumidor mudou, está mais conectado e gosta de pesquisar na internet antes de comprar. "Com a realidade virtual, ele pode viver a experiência de estar dentro do apartamento ainda na fase de pesquisa."
Segundo os arquitetos, um modelo simples de óculos de realidade virtual custa no máximo R$ 200 e pode ser usado para mostrar vários empreendimentos. Basta conectá-lo a um celular que contenha os aplicativos de computação gráfica, que simulam a imersão pelos imóveis. O uso dos óculos é bastante simples e intuitivo, dá para passear pelos cômodos e ter uma visão completa de todos os ângulos e detalhes dos apartamentos virtualmente decorados, além de conferir como ficarão as áreas comuns. "A realidade virtual proporciona uma experiência rápida e muito prática", afirma Segura.
Na avaliação de Rodolfo Segura e Nino Wladeck, que têm participado de eventos e acompanhado a movimentação do mercado imobiliário, alguns modelos de apresentação dos novos apartamentos podem deixar de existir no futuro, assim como os materiais impressos distribuídos pelas construtoras, que não raramente vão parar na lixeira. Isso porque as tecnologias proporcionam economia de tempo para os consumidores e de dinheiro para as incorporadoras.
De olho neste futuro, a A. Yoshii decidiu investir em uma Concept Store totalmente tecnológica dentro do Catuaí Shopping. Para que os clientes tenham a mesma experiência da visita aos apartamentos decorados, a construtora instalou no local a Maxpad, uma grande tela touch screen interativa. Por meio dela, os corretores apresentam aos clientes todos os detalhes dos empreendimentos. É possível fazer um tour 360 graus pelos cômodos do imóvel e ainda ver como ficarão as áreas comuns, como o espaço da piscina, churrasqueira, academia. Também ficam disponíveis na ferramenta as plantas dos apartamentos.
A gerente de marketing do Grupo A. Yoshii, Érica Endo, conta que a ideia inicial de montar a loja dentro do shopping era que ela funcionasse como porta de entrada para o showroom. "Mas já efetivamos vendas aqui", comemora. Ela destaca que o centro de compras atrai pessoas não apenas de Londrina, mas de cidades da região e tem a vantagem de ficar aberto após as 18 horas.