MODA
Talento fashion para exportação
Kraw PenasVictor Gonçalves entre badalados cabelos descoloridos e piercings
Isabela França
Eles acertaram em cheio no gosto do curitibano. O cabeleireiro Victor Gonçalves e o estilista Roberto Arad colaboraram para que os curitibanos aceitassem os cabelos coloridos e descoloridos, o piercing, a barriga de fora, os tênis esportivos com roupa de ir a festa, as grandes bolsas estilo carteiro para homens e mulheres e muitas outras novidades até pouco tempo impensadas para o padrão do curitibano.
Algumas das mais belas mulheres e badaladas personalidades da cidade entregam suas madeixas às hábeis mãos do coiffeur português Victor Gonçalves, 36. ‘‘Meus clientes adoram novidades, são curiosos e sabem ousar’’, completa. Com os profissionais Hildemor Mafra e Ricardo Moretti, ambos do staff do Vimax Beauty, arrematou o prêmio internacional L‘Oréal Color Trophy, deixando para trás nos quesitos inovação e criatividade alguns dos mais festejados salões de beleza do mundo.
No seu elegante salão Vimax Beauty, no tradicionalíssimo bairro do Batel, uma clientela de gorda conta bancária busca cortes e cores extravagantes para os cabelos, penteados inovadores, coloca piercings no umbigo e em outros pontos mais ousados do corpo. ‘‘Não vejo os curitibanos como conservadores’’, comenta.
Representante da moda paranaense nos circuitos nacionais, o estilista Roberto Arad (criador das grifes Orson Welles e Roberto Arad) produz o mais puro streetwear chic e, por acaso, está instalado em Curitiba. Poderia estar em qualquer outra grande cidade do mundo.
Além de vestir artistas de teatro, apresentadores de TV e socialites modernosos, o curitibano Arad conquistou um público variado, do underground estiloso ao público consumidor de revistas de moda importadas – aqui e no eixo Rio-São Paulo. ‘‘A massa está sempre dentro de um padrão e a moda que eu faço não é massificada. Gosto de fazer moda para pessoas que gostam de se comunicar através dela. Meus clientes têm profissões variadas, mas em sua maioria jovens que gostam de informação e moda’’, explica.
Arad aredita que o que está acontecendo no mercado atual de Curitiba é o mesmo que aconteceu em São Paulo há algum tempo, com a queda de padrões engessados e a consequente ampliação do mercado da moda. Ao contrário das tendências do mercado econômico, as produções de Arad cresceram 30% ano passado – só em fevereiro, 100% a mais que o mesmo mês de 98.
Curitiba sustenta mais de 700 confecções, a maioria produzindo moda comercial. A moda de vanguarda acaba saindo daqui e ocupando o mercado paulista.