'Sujeira de santinhos' foi menor
PUBLICAÇÃO
domingo, 07 de outubro de 2012
Paula Costa Bonini <br> Reportagem Local 
Apesar da maioria dos candidatos a prefeito de Londrina e a totalidade dos partidos não terem assinado o Termo de Ajustameto de Conduta (TAC) se comprometendo a não jogar ''santinhos'' nas vias públicas no dia da eleição, as ruas e avenidas da cidade ontem estavam mais limpas do que disputas anteriores. Somente nas regiões periféricas era possível encontrar mais sujeira. No quadrilátero central, porém, havia bem pouco material publicitário espalhado.
''Este ano, a sujeira foi realmente menor. Representantes da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) fizeram a fiscalização e orientamos à população a registrar com fotos e vídeos o derramamento de 'santinhos' para que haja autuação por infração ambiental. Vamos analisar esta semana os materiais que chegarem'', afirmou Solange Vicentin, promotora do Meio Ambiente.
A tendência, segundo ela, é que a prática seja abolida, pois ''as pessoas estão mais conscientes e demonstram total insatisfação com a sujeira''. É o caso da cozinheira Flávia Mota, que ficou incomodada com os ''santinhos'' jogados na frente do seu local de votação, no Conjunto João Paz (Zona Norte). ''Acredito que ninguém define o candidato que vai votar pegando papel na rua de última hora. Isso é só sujeira'', criticou.
Para a aposentada Lourdes Aparecida Nasiben, o candidato que espalha papel pelas ruas da cidade demonstra falta de respeito com a população. ''Eles que têm que dar o exemplo, fazem isso?'', questionou enquanto mostrava o material publicitário espalhado em frente a Espesmel, na Região Leste.
O TAC contra a ''sujeira dos santinhos'' foi proposto pela promotora do Meio Ambiente. Por volta de 60% dos candidados a vereador assinaram o acordo. Apenas o candidato a prefeito Marcelo Belinati (PP) e o candidato a vice de Barbosa Neto (PDT), Professor Bordin (PDT), se comprometeram formalmente a não espalhar material pelas ruas. A multa proposta pelo TAC no caso de descumprimento foi de R$ 50 mil.


