Stuart perdeu a identidade
Kraw PenasA professora Maria do Carmo, autora da tese, foi a fundo na história sobre Bares e Restaurante de CuritibaCom quase 100 anos de vida (93 para ser mais exato), o Bar Stuart não é mais o mesmo. Nem de longe lembra o bar dos tempos românticos das décadas de 50 e 60. De sua fundação para cá, muita coisa mudou, a começar pelo endereço: o Stuart, da Rua Luiz Xavier, esquina com a Voluntários da Pátria, há 47 anos está está na Praça Osório, esquina com Alameda Cabral.
O velho Stuart, das noites frias, onde moços e velhos tomavam pinga, batidas, cervejas, comiam manjubinhas fritas, testículos de boi, entre outras iguarias, acabou. Hoje ninguém tem mais tempo para nada. Os fregueses entram e saem em minutos, conta Dino Chiumento, proprietário do Stuart desde 73.
Ah! Que saudades dos frequentadores que ficavam horas a fio conversando. Estes foram embora. Os velhos frequentadores há muito tempo não aparecem, conta Dino.
Depois de oito meses fechado, por conta de um reforma, o Stuart reabriu recentemente. Para os antigos frequentadores foi um susto. O novo proprietário do prédio onde o bar está, reformou tudo e entregou para Dino um novo lugar: moderno e que escondeu as velhas paredes, com as velhas histórias. Não gostei. O bar perdeu a identidade. Vou tentar trazer de volta aquele ar de romantismo do velho Stuart, comenta Dino. Uma das primeiras providências será rechear as paredes com fotos antigas.





