Sol forte castiga usuários de transporte coletivo
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de fevereiro de 2014
Vítor Ogawa<br>Reportagem Local 
Londrina - O calor dos últimos dias tem sido intenso. Nem mesmo a chuva foi suficiente para amenizar. Enquanto isso, os usuários de transporte coletivo enfrentam o sol a pino porque em vários pontos de ônibus não possuem coberturas adequadas. Segundo o último levantamento realizado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Londrina possui 2.591 pontos de ônibus, dos quais 258 sem cobertura. O problema atinge principalmente os bairros mais novos, que foram entregues sem prever esse mobiliário urbano. Em muitos locais é possível ver ainda os pontos do tipo palito, que consiste em apenas um caibro pintado.
Para os moradores do Residencial Vista Bela (zona norte), o sofrimento é grande, pois além da maioria dos pontos não possuir cobertura, as árvores jovens ainda não oferecem sombra. Com isso, muitos moradores recorrem aos guarda-chuvas ou sombrinhas para se proteger do sol escaldante. No caso de Ana Cristina Martins, quando a reportagem a abordou, nem isso foi possível porque a sua filha levou para a escola o único guarda-chuva da família. Mãe de cinco filhos, cujas idades variam entre 4 meses e 13 anos, ela relata que a maior dificuldade acontece quando precisa levar seus filhos para a escola. "Eu fico esperando dentro de casa e quando o ônibus aponta lá em cima eu corro para o ponto de ônibus", explicou.
No bairro vizinho, o Jardim Padovani, o problema é semelhante. O morador Ronivaldo de Souza é auxiliar de cozinha e precisa pegar três ônibus para chegar ao trabalho. "Eu fico de 15 a 20 minutos esperando aqui no ponto. Poderia ter uma cobertura. Em dias de chuva a gente sofre da mesma forma para se proteger. Já cheguei ensopado no trabalho e tive que trocar de roupa para poder trabalhar", relatou.
Os moradores do Residencial Ana Terra, também na zona norte, reclamam da situação. "É muito sol e chuva. Fica difícil esperar os ônibus se não tiver uma casinha para a gente se abrigar", afirmou a dona de casa Nadir Camargo.
Centro
As intempéries atingem da mesma forma quem precisa pegar o ônibus na área central. A empregada doméstica Ana Maria Bonfim é de Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina) e todos os dias pega o ônibus ao lado do Terminal Urbano. Ela observa que a cobertura existente é insuficiente para todos que aguardam na fila. "Aqui a gente sofre com o sol forte e com a chuva, fica difícil esperar aqui."
Dependendo do horário, os raios solares incidem sobre os usuários de uma maneira que fica difícil de fugir. A cuidadora Valdirene Rodrigues Garcia normalmente espera o ônibus para voltar para Assaí (RML). "A prefeitura já prometeu fazer a cobertura já não é de hoje. Eu, que sou morena, fico preta de tanto sol que pego aqui", reclamou.
Continue lendo:
- CMTU conclui projeto de substituição


