Site traz atrações turísticas do Paraná
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007
Chiara Papali<br> Reportagem Local 
Mostrar atrações turísticas de um Paraná que nem todos os paranaenses conhecem, e aproximar todas as regiões. Esse é o objetivo do site Trilhas do Paraná (www.trilhaspr.com.br).
O projeto Trilhas do Paraná teve início em 1999, quando Sérgio Ricardo Sayão, coordenador do trabalho, começou o cadastramento de atrativos históricos e naturais em algumas cidades do Estado. Daquele ano até 2005, foram 304 municípios cadastrados, com a colaboração das prefeituras, que disponibilizaram informações e até imagens dos pontos turísticos.
A idéia inicial era fazer um livro, que, pelo volume de informações, se tornou inviável. ''É um custo muito alto, pois seriam necessários cinco volumes de 350 páginas cada um'', justificou Sayão.
Veio então, a parceria com a empresa V12 Digital, de Londrina, que alavancou a idéia de um site. A primeira versão incluía apenas informações de Londrina e Arapongas e foi mostrada durante uma feira de negócios em Arapongas. ''A partir disso vimos que era possível manter um website'', ressaltou o designer Vinícius Quadros, responsável pela V12 Digital.
Atualmente o site tem 50 cidades cadastradas, das quais é possível encontrar, além dos pontos turísticos, informações sobre história, população, geologia, limites, clima, vegetação, hidrografia, distância das principais cidades e datas comemorativas. ''São dados que servem como fonte de pesquisa, não para turistas, mas também para estudantes'', apontou Sayão.
A meta, segundo ele, é cadastrar os 304 municípios pesquisados e chegar aos 399, total de cidades paranaenses, mostrando seus atrativos turísticos naturais ou histórico-culturais. ''A idéia é que, com o passar dos meses, ele se torne um portal turístico do Estado'', afirmou Sayão.
O site ainda conta com roteiros turísticos, informações sobre reservas particulares de patrimônio natural do Estado e festas gastronômicas, como a de Candói, na região Oeste, onde todo ano, em agosto, acontece a Festa Nacional do Charque de Boi, prato típico da cidade. O site, segundo os responsáveis, será mantido parte pelos próprios municípios e parte pela renda obtida com os anúncios publicados de bares, restaurantes e hotéis.
Para facilitar o acesso de quem busca informações, o site dividiu o Estado por nove regiões turísticas: Norte, Noroeste, Litoral, Metropolitana, Campos Gerais, Oeste e municípios lindeiros, Sudoeste, Sul e Centro Sul. E, segundo Sayão, muitas das atrações ainda não são conhecidas pelos paranaenses. ''Quem sabe, por exemplo, que há um relógio de sol em Londrina, na rodoviária? Ou que em Coronel Vivida, na região Sudoeste, foram cadastradas 80 cachoeiras?'', exemplifica. Ele cita ainda que para quem gosta de cavernas, Adrianópolis e Castro são ótimas opções, que na região dos lindeiros a prática de esportes náuticos aumentou, e na região de Prudentópolis o atrativo é a prática de esportes radicais.


