Sistema digital agiliza fornecimento de carteira
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de janeiro de 2000
Sistema digital agiliza
fornecimento de carteira
A implantação do sistema digital no processo de obtenção ou renovação do documento de habilitação, prevista para este mês de janeiro em Curitiba, além de modernizar as atividades do Detran, vai garantir também maior segurança nos exames e diminuir a incidência de fraudes.
Com o novo mecanismo, os candidatos serão fotografados e vão ter suas impressões digitais coletadas no momento da solicitação do serviço. Em vez de levar uma foto, o candidato tem seus rosto captado por uma câmera de vídeo, que digitaliza a imagem. Já as digitais são obtidas por um sensor.
A assinatura do candidato também é digitalizada. A margem de erro do sensor, segundo da Diretoria de Projetos Especiais do Detran, é de 67 em cada 170 milhões de análises. Na primeira fase, o projeto será implantado em Curitiba. Depois, poderá ser estendido para todo Paraná.
O sistema foi desenvolvido por especialistas do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-PR). O uso dos sensores é inédito em Departamentos de Trânsito. Atualmente, é adotado apenas no sistema penitenciário de Porto Alegre.
As mudanças vão representar um acréscimo de cerca de R$ 4,00 por processo de habilitação, valor que não será repassado do usuário. O Detran emite aproximadamente 40 mil documentos por mês em todo Paraná, entre primeira habilitação, segunda via e renovação, dos quais cerca de 16 mil só em Curitiba.