Serviço de dados é futuro da telecomunicação
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Mie Francine Chiba<br>Reportagem Local 
A experiência do usuário no uso de todas as funcionalidades que o smartphone pode nos oferecer hoje depende muito do acesso à internet móvel. Muitos dos aplicativos disponíveis estão conectados em rede, para que as informações ali contidas possam ser compartilhadas ou armazenadas em nuvem. Hoje, todas as operadoras já oferecem a experiência da internet rápida nos dispositivos móveis, inclusive do 4G, mas ainda não chegam a todos os municípios. Quem pretende contratar uma operadora e um plano de dados para o seu dispositivo deve ficar atento à cobertura em seu município (veja quadro).
A Claro é a operadora com o maior market share na categoria de banda larga móvel no País, com fatia de 33,2% do mercado, segundo levantamento feito pela consultoria da área de telecomunicações Teleco. No quesito cobertura, a Vivo é quem lidera nas três tecnologias 2G, 3G e 4G no número de municípios atendidos. A Claro fica na frente na tecnologia 2G na proporção de população atendida. Já no Paraná, a TIM lidera o número de municípios atendidos com as tecnologias 2G e 3G. A Vivo tem maior número de cidades com cobertura 4G do Estado. Curitiba e Londrina são as únicas cidades do Paraná que já contam com cobertura do 4G de todas as maiores operadoras (Claro, Vivo, Oi e TIM).
"O que a gente percebe é que a internet via celular está tendo cada vez mais relevância como ferramenta de acesso da população à internet. Mesmo em praças com internet banda larga fixa, é pelo celular que as pessoas ficam mais conectadas às redes sociais, jogos e aplicativos", comenta o diretor regional da Claro para o Paraná e Santa Catarina, Versione Souza. Segundo ele, o crescimento do acesso via internet móvel cresceu 20% no 3G e 300% no 4G no último ano, o que demonstra a demanda da população pela tecnologia.
"As pessoas estão começando cada vez mais a falar menos e a digitar mais", observa Jackson Rodrigues, diretor territorial da Telefônica Vivo no Paraná e em Santa Catarina. Um exemplo é o uso de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, cujo uso cresce rapidamente e, em alguns casos, chegam a substituir as ligações. Com o uso da internet para aproveitar das vantagens dessas ferramentas, a receita de dados das operadoras já chegam a atingir 42% do total da receita de serviços, como no caso da própria Vivo, segundo dados da Teleco do primeiro trimestre deste ano.
O serviço de dados é considerado pelas operadoras o "futuro" do mercado de telecomunicações. "Vamos apostar forte em um futuro que é o futuro de dados", declara Carlos Eduardo Spezin Lopes, diretor comercial da TIM Sul. Nos próximos dois anos, a TIM planeja investir R$ 14 bilhões em sua rede.



