Sem perder tempo
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Diogo Cavazotti<br>Equipe da Folha 
O mês de janeiro combina com férias. É o momento de colocar em dia a leitura de livros e revistas, assistir os filmes que concorrerão aos prêmios de cinema, viajar e talvez ficar sem fazer nada. Mas para alguns tudo isso ficará para outro mês. Essas pessoas querem aproveitar o tempo livre para estudar. Pode ser curso de idiomas, teatro, pintura, fotografia e até para gestantes. O negócio é economizar tempo.
Animado com as férias de janeiro, o procurador de Justiça aposentado Luiz Félix, 66, resolver dar continuidade nas aulas no ateliê de pintura do Solar do Rosário. Este é um curso permanente mas no primeiro mês do ano apenas metade dos alunos comparece. Félix faz as aulas há dois anos e voltou da praia mais cedo para dar continuidade. ''Aposentar e ficar em casa não adianta. Tem que ser participativo. Ainda sou um iniciante nas artes plásticas, mas cada vez aprimoro mais'', opina Félix.
Durante os meses letivos ele também estuda história da arte e espanhol. Mas nas férias ele dá um tempo nestas aulas. ''Também tenho o direito de descansar'', brinca o aposentado.
Nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro a escola de profissões e idiomas Centro Europeu oferece cursos de inglês, espanhol, alemão, italiano e francês. São aulas de segunda a sexta-feira, duas horas e meia por dia. É necessário dedicação, já que o indicado é o aluno estudar também fora do tempo de aula. Além disso, sempre há exercícios para serem feitos e entregues no dia seguinte. É o que explica a coordenadora do curso de inglês, Marila Hanesh. ''No intensivo vemos o mesmo conteúdo de uma turma regular. Além de mais rápido é mais vantajoso pois há maior progresso no conhecimento da língua. Mas não dá pra faltar. Se perde um dia pode sair prejudicado'', explica. Ela diz que o mês de janeiro é o mais procurado para intensivos, por ser o período de férias da maior parte das pessoas.
O estudante Fábio Giuliano de Moura, 26, se aventurou no intensivo de alemão nível intermediário. Ele frequenta as aulas regulares durante o ano letivo, mas resolveu não perder tempo em janeiro. ''Como não sou casado nem tenho filhos, tenho que aproveitar. Também quero ter um diferencial no mercado do trabalho'', conta. Já a também estudante Tamara Fagundes Santos, 17, conhece muito bem qual é o método aplicado nas turmas de intensivo. Ela já fez seis níveis de inglês em meses de férias. Agora a jovem estuda, ao mesmo tempo e todos os dias da semana, francês, teatro e dança. Ela aproveitou as férias de janeiro para colocar em dia o estudo nestas três áreas. ''Meu irmão também costuma fazer intensivos. Eu adoro. Conheço muitas pessoas. No teatro posso ler e ensaiar a peça todos os dias e o resultado é mais rápido'', explica Tamara.
Se antes existiam poucas opções de cursos nas férias, hoje o leque ampliou. O estudante Regis Waechtnr Gonçalves, 28, vai começar a estudar cinema em breve. As aulas vão durar um mês. Oferecido pelo Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná (Celin), o curso inclui o estudo do cinema paranaense, brasileiro e mundial e no final os alunos realizam um filme. O jovem já faz um curso regular de cinema e vai usar as férias para aprimorar o conhecimento na área. ''Vou poder ocupar minhas noites, já que estou sem fazer nada''. Neste mês o Celin vai oferecer até um curso de Sânscrito.


