Arquivo FolhaO setor de confecção de Cianorte é um dos principais do ParanáA Pqnino’s Confecções Infanto Juvenis, de Cianorte, conseguiu um crescimento de 40% nos dois últimos anos, explorando um mercado em expansão e com pouca concorrência. O empresário Wilson Luiz Peres Pedrão era proprietário de uma madeireira, quando Cianorte começou a desmontar no setor de vestuário, há cerca de quatro anos, depois de um período extremamente fértil e produtivo para o segmento.
O empresário lembra que convidou uma sócia para abrir a empresa, que começou com cinco funcionários em um imóvel com pouco mais de 100 metros quadrados - e muita confiança.
Hoje a Pqnino’s tem 18 funcionários, produz uma média de cinco mil a seis mil peças por mês, fatura em torno de R$ 35 mil mensais e está construindo uma nova sede, com 500 metros quadrados. ‘‘Apostamos no segmento certo da confecção, e estamos colhendo resultados apesar do pouco tempo de atividade da indústria’’, afirma Pedrão.
Ele explica que a maior parte das empresas que produzem moda infantil e infanto-juvenil na região trabalham com jeans. ‘‘Nós entramos nas roupas na linha modinha, com tecidos diferenciados’’, diz.
Novos mercadosNo início, a empresa comercializava a maior parte da sua produção em lojas da cidade e da região mesmo. Mas hoje, com o crescimento, quase tudo que sai da indústria vai para fora, principalmente outros estados. A Pqnino’s tem representantes de vendas em várias regiões do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O próximo passo, revela Pedrão, é entrar em Minas Gerais, onde as roupas da empresa chegam através de sacoleiros que compram nas duas lojas da empresa em Cianorte. Uma no Shopping Dallas e outra no Nabhan Cia Fashion.
A intenção do empresário é a partir de dezembro, quando a indústria estará nas novas instalações, buscar novos mercados. ‘‘Participamos muito de feiras e seminários sobre moda, e sempre dá para detectar as lacunas no mercado’’, afirma.
O empreendedor Pedrão acredita que apostando na novidade em Cianorte, sempre saindo na frente da concorrência e reinvestindo todo o lucro possível, não existem barreiras para a empresa crescer ainda mais. ‘‘Nossa vantagem é estar sempre apostando na indústria e não depender de outras fontes de recursos para investir’’, garante. (M.Z.)

mockup