Sapatos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de abril de 1997
Mariela de Castro Santos 
Saltos quadrados e recortes mais abertos fazem parte das novas tendências em sapatos, como no modelo proposto pela VoossAs mecas do consumo brasileiro ligam seus holofotes, estendem seus tapetes, enchem suas prateleiras de sapatos. A moda outono-inverno 97 já passou pelas passarelas dos grandes desfiles como Phytoervas, Morumbi Fashion e Barrashopping e ganhou as vitrines. Agora, chega às ruas e, como não poderia deixar de ser, seduz os fashion victims, aqueles que não conseguem se manter à parte do que dita a moda.
O marrom é a cor da estação - mesmo o mais distraído dos mortais percebe isso ao passar os olhos por qualquer vitrine. Nos pés, as tendências apontam para a revalorização do clássico, com mais feminilidade e toques de ousadia. Isso acompanha, naturalmente, duas fortes tendências atuais: o estilo militar, marcado por muitos botões, ombros estruturados, corte que acompanha a silhueta e cores como verde-musgo e chocolate; e o visual clássico-requintado de Evita, com seus eternos tailleurs e sapatos Chanel.
Inspiração na griffePrada no sapato Germons: a fivela plástica providencia o charme, aliado à cor verde, um dos musts do inverno
É nessas duas linhas que aposta a indústria brasileira de calçados. Os sapatos fechados ganham saltos quadrados, diferentes, e detalhes que imitam as criações da griffe Prada. O recorte no peito do pé está mais baixo, deixando o pé mais à mostra. Para os modelos mais requintados, os saltos estão mais altos, o modelo Chanel (aberto no calcanhar) é um clássico revisitado e tudo se volta para o romantismo do final da década de 20.
As botas voltam com força total, mas em modelos bem mais femininos. Canos longos, ajustados às pernas, com bicos finos, são indicados para um visual punk/rock. As versões esportivas vêm coloridas, lembrando as velhas botas de trabalho com parte em couro, parte em elastano.
Um look casual para o outono-inverno passa por blusa de malha, saia xadrez e sandália com meia, sempre em tons castanhos. Tudo da Viva Vida
A ousadia da estação, reservada às modernettes, é a sandália usada com meia. Não uma sandália qualquer, é claro - para estar up to date, é preciso que ela tenha saltos grossos, tiras largas e seja de camurça ou couro. As meias devem ser grossas, no mínimo fio 40 (as de seda tradicionais são fio 15). Mas atenção: meia com sandália é uma combinação que requer estilo e todo um visual condizente. Se você não tem certeza de como usar ou combinar com a roupa, dê uma folheada nas revistas de moda para aprender.


