- CONTENDA
O nome faz referência ao Ribeirão Contenda, que banha o território municipal. Supõe-se que a denominação, conhecida a partir do final do século XIX, seja originária de uma disputa de terras às margens do ribeirão. Fontes do município dão conta de que o termo Contenda deve-se a uma disputa antiga que existia na região entre as famílias Padilha e Moreira, que ocasionou muitas mortes de lado a lado. Entretanto, uma antiga moradora da Lagoa das Almas, distrito do município, conta que o nome Contenda é anterior às desavenças das duas famílias, que começaram em 1930.

- FAZENDA RIO GRANDE
Segundo o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, ''o nome era de uma fazenda que pertenceu a Manuel Gonçalves de Aguiar, que em testamento, realizado em 1745, deixou em herança todos os seus bens para a imagem de Nossa Senhora das Neves colocada em capela em seu sítio na vila de Santos, a serem administrados por parentes. Nesse testamento encontramos pela primeira vez a denominação Fazenda Rio Grande, fazenda de onde deveriam ser entregues anualmente bois a conventos da citada vila. Em 1814, os campos da fazenda Rio Grande (...) se principiavam do Rio Grande até as cabeceiras do ribeirão do Maurício (...)''.

- ADRIANÓPOLIS
O município foi criado em 25 de julho de 1960. Com a emancipação a localidade passou a denominar-se Adrianópolis, em homenagem a Adriano Seabra da Fonseca, empresário de origem portuguesa e que a partir de 1937 foi figura influente na comunidade. Foi proprietário da Companhia Plumbum S.A., empresa de mineração que durante décadas foi a maior empregadora do município.

- BALSA NOVA
A primeira denominação da localidade foi Rodeio. As primeiras movimentações para a colonização foram no ano de 1876. Os desbravadores plantavam e se dedicavam à pecuária para subsistência, já que era difícil o acesso a grandes centros, devido às más condições de tráfego e comunicações. Em 1891, Galdino Chaves construiu uma balsa superior às anteriores, que haviam sido levadas pelas violentas cheias do Rio Iguaçu. Desta forma, o local deixou de ser conhecido por Rodeio e passou a chamar-se Balsa Nova.

- ITAPERUÇU
O nome origina-se do tupi e significa ''caminho de pedra grande''. A referência se explica pela formação geológica da região onde o município se situa.

- CURITIBA
O estudo etimológico da palavra Curitiba é complexo e varia de acordo com os autores. Entretanto, a versão mais aceita e difundida aponta que o termo indígena designa ''abundância de pinheiros, pinheiral''.

- PIRAQUARA
Piraquara é uma palavra tupi-guarani que significa ''toca do peixe''. A cidade é conhecida como o reservatório de água da região metropolitana.
Fontes: Programa Paraná da Gente e prefeituras municipais