Revolução do batom

Arquivo FolhaMaria de Lurdes Montenegro, ícone do feminismo no Paraná, ainda milita ativamente pelos direitos das mulheresDireitos iguais para homens e mulheres. Há 56 anos este é o principal objetivo da empresária Maria de Lurdes Montenegro, ícone do feminismo no Paraná. Aos 64 anos de idade, quatro filhos e sete netos, ela relembra passos decisivos do movimento.
Entre as principais conquistas femininas do século, ela destaca salários iguais para funções equivalentes, pátrio-poder e o direito de adquirir propriedades sem a prévia autorização do marido. ‘‘O número crescente de mulheres que tem ingressado nas universidades também pode ser considerado uma grande vitória’’, diz.
Também é mérito seu a criação dos conselhos Estadual e Municipal da Condição Feminina, da Delegacia da Mulher e do Fórum Feminino.
Uma frase do religioso persa Abdu’l Bahá resume, segundo ela, toda a sua luta: ‘‘Até que a realidade da igualdade entre homens e mulheres não seja plenamente estabelecida e alcançada, o mais elevado desenvolvimento social não será possível’’. A seguir, trechos da entrevista:
Folha -
Ainda faz sentido existir o feminismo?
Maria de Lurdes - Sim. Enquanto houver o machismo, o feminismo fará sentido.
Folha - Quais são as reivindicações atuais?
Maria de Lurdes - As mesmas de sempre. Oportunidades e direitos iguais, além de chances de ajudar o homem a crescer.
Folha - Como reconhecer um autêntico machista?
Maria de Lurdes - Quanto mais ignorante for o homem, maiores as chances de que ele seja um machista. Pessoas inteligentes não têm este tipo de atitude.
Folha - Quais os lugares do mundo onde o problema do machismo é mais grave?
Maria de Lurdes - Especialmente a África, a América Latina de maneira geral e os países do Oriente Médio. No Irã, por exemplo, é um absurdo que até mesmo as estudantes universitárias estejam cobertas com véus, sem poder mostrar o rosto.
Folha - O que mais irrita os machistas numa mulher?
Maria de Lurdes - A competência.
Folha - O que é pior nas mulheres?
Maria de Lurdes - A ignorância. Em algumas delas, isto impede que desenvolvam suas capacidades. Neste caso, não adianta culpar os homens pelo seu atraso.
Folha - Quem é melhor: o homem ou a mulher?
Maria de Lurdes - Ambos podem ser ótimos ou péssimos.

mockup