Reeleições e surpresas no Norte do Estado
PUBLICAÇÃO
domingo, 05 de outubro de 2008
Luciano Augusto<br> Reportagem Local 
Nos municípios do Norte e Norte Pioneiro do Estado, a apuração dos votos confirmou alguns dos candidatos à prefeito que tentavam a permanência no cargo mas reservou também algumas surpresas.
Na região de Londrina, João Pavinato (PSDB) surpreendeu o atual prefeito de Cambé, Adelino Margonar (PMDB), vencendo a eleição com 33,3% (17.486) dos votos válidos. Em Sertanópolis, o atual prefeito Carlos Luís Oporto Castro também foi derrotado pelo tucano Reinaldo Ramos Reis, que somou 52% (5.537) dos votos válidos. Já em Tamarana, o atual prefeito Roberto Dias Siena, o Beto Siena (DEM), conseguiu se manter como prefeito com 67% (4.660) dos votos válidos. Em Rolândia, João Ernesto Johnny Lehmann (PTB), o Joni, ganhou com 39% (12.960) dos votos válidos. Nos próximos quatro anos, Bela Vista do Paraíso será governada por Roberto Bertoncini (PSDB), que faturou a eleição com 35% (3.464) dos votos válidos. O peemedebista e ex-prefeito José Maria Ferreira (PMDB) foi o vencedor em Ibiporã com 59% (16.670) dos votos válidos.
Uraí continuará sendo governada pelo prefeito mais idoso do mundo. Com 90 anos, Susumo Itimura (PSDB) venceu com 49% (2.222) dos votos válidos. Os números da apuração em Assaí não haviam sido divulgados até o fechamento desta edição. Um dos três candidatos à prefeitura do Município, Juan da Veipa (PSC) foi preso sob suspeita de boca de urna junto com mais 13 pessoas.
Em Arapongas, Beto Pugliese (PMDB) confirmou o favoritismo e bateu seu concorrente, Graça Júnior (PPS), somando mais de 57% (32.199) dos votos válidos. No município vizinho, Apucarana, o prefeito a partir de janeiro do ano que vem será o peemedebista João Carlos de Oliveira, que obteve 51,9% (35.551) dos votos válidos.
Em Cornélio Procópio, Amin José Hannouche (PP) foi reeleito com 48,05% (13.905), com pouco mais de mil votos à frente do ex-prefeito José Antônio Fonseca (PMDB). Em Jataizinho, Wilson Fernandes, o Vilsinho, foi confirmado para seu segundo mandato com 62% (4.615) dos votos válidos.
A petista Tina Toneti, também alcançou a reeleição em Jataizinho, com 53% dos votos válidos (12.411). Outra cidade da região que será governada por uma mulher será Santo Antônio da Platina: a também petista Maria Ana Pombo venceu a disputa com 58% (13.840) dos votos válidos.


