Quem experimentou , recomenda
PUBLICAÇÃO
domingo, 18 de dezembro de 2005
Ana Setti<br> Reportagem Local 
O encontro para degustação de espumantes nacionais, promovido pela Folha de Londrina na última segunda-feira, reuniu no restaurante Via Felice cerca de 25 convidados, entre enólogos, sommeliers, chefs, apreciadores e estudiosos do vinho. O objetivo foi valorizar o vinho brasileiro, com destaque para os espumantes, que vêm obtendo um reconhecimento internacional cada vez maior.
Na abertura do encontro, uma palestra com o enólogo Darci Dani, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), cooperou para dar uma idéia geral sobre o momento atual da viticultura brasileira.
No decorrer da degustação, foram experimentados os brut Oveja Negra (parceria entre a chilena Via Wines e a brasileira Miolo) e Salton Evidence, além dos moscatéis Terra Nova (Miolo), Valduga e Salton. A idéia não foi fazer uma avaliação, mas uma apresentação, como ressaltou o palestrante Darci Dani: A degustação incentivou os apreciadores de vinho a formar uma opinião sobre o produto nacional.
Conheça algumas opiniões
O espumante brasileiro alcançou uma qualidade muito boa, concorrendo com europeus e se firmando na lista dos bons vinhos mundiais. Todos os degustados no evento são de ótima qualidade. Prefiro os mais secos, por isso gostei mais do Salton Evidence. Mas hoje temos vinhos para todos os gostos e de altíssima qualidade. Fala-se tanto em chilenos e argentinos, mas precisamos valorizar o produto brasileiro, que também é muito bom e não perde para nenhum deles.
José Eduardo de Andrade Vieira, empresário
Achei o Salton Evidence fantástico, um dos melhores espumantes nacionais que já provei. Tem muita personalidade, ideal para ocasiões especiais. É bem ao estilo de um champanhe francês. O Oveja Negra também é muito bom. Mais fresco, mostra-se perfeito para dias quentes e ocasiões mais descompromissadas. Já os moscatéis, da Valduga, e o Terra Nova, da Miolo, são ótimos para acompanhar sobremesas. Ambos têm a dose certa de açúcar.
Eduardo Rizzi Valença, sommelier
Hoje, no Brasil, produzimos muita coisa boa, que tem agradado os paladares mais refinados. Acredito e aposto nos vinhos brasileiros, por isso só comercializo nacionais de primeira linha na minha loja. Temos muita coisa boa nessa área e que só precisa, para ser apreciada, de mais divulgação, como está começando a ocorrer agora.
Cristina Maulaz, proprietária da Loja Armazém
Fico muito admirado de, no Brasil, com tão pouco tempo de tradição, produzirem-se vinhos tão bons. Não conhecia estes espumantes, e gostei muito, em especial dos moscatéis. Na Itália, temos espumantes parecidos, feitos com as mesmas uvas. Mas prefiro os daqui, que são menos doces.
Andrea Filippa, chefe de cozinha italiano em visita ao Brasil
Gostei muito do Oveja Negra e acredito que seja uma boa sugestão para o Natal. Os espumantes, em geral, combinam muito bem com esta época de festas.
Jabur Abdala, empresário


