PUC tem laboratório de modelos
Albari RosaO professor Jeferson Demeterco e seus alunos, no laboratório de modelos da PUC: produção de 500 maquetes a cada bimestre letivoUma verdadeira fábrica de maquetes, que conta com a mão-de-obra de mais de mil pessoas e produz cerca de 2 mil projetos por ano, está localizada dentro do campus da PUC-PR, em Curitiba. O laboratório, coordenado pelo professor Jeferson Demeterco, tem 25 anos e é um dos mais bem equipados do Brasil.
Além dos estudantes de arquitetura, desenho industrial e programação visual, vários outros cursos utilizam nossas instalações, com 650 metros quadrados. Entre eles estão os alunos de fisioterapia, que desenvolvem réplicas de equipamentos especiais para deficientes físicos.
Outros exemplos são estudantes de biologia, que confeccionam maquetes de moléculas, e de jornalismo, que produzem cenários para estúdios de gravação.
Demeterco explica que o laboratório segue o modelo europeu de limpeza, atendimento e utilização de materiais. Há nove anos, fizemos reformas e adquirimos um maquinário moderno.
Embora todos as maquetes sejam feitas com finalidades escolares, sem fins lucrativos ou comerciais, algumas acabam saindo do laboratório e ganhando lugar no mercado, segundo explicou o professor. Lembro-me que há uns dez anos um estudante de arquitetura desenvolveu a maquete de um jet-sky, e chegou a produzí-lo, antes do produto ser fabricado no Brasil.





