Para quem mora na Região Metropolitana ou mesmo na Capital, em bairros próximos às cidades vizinhas, o maior benefício trazido pela expansão das faculdades é a facilidade de acesso ao ensino superior.
Flavio Coelho Alencar, de 29 anos, mora em Curitiba e é aluno do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Educacional de Araucária (Facear). Ele trabalha em São José dos Pinhais e diz que é mais fácil estudar em Araucária porque, mesmo morando em Curitiba, a distância até a cidade vizinha é menor do que até outras instituições de ensino da Capital. Para ele, ''a faculdade é bem conceituada e o preço é bom''. A diretora acadêmica da Facear, Rosane Machado, diz que a faculdade tem muitos alunos de Curitiba que optaram pela instituição devido à facilidade do trânsito até o local e pelo preço acessível. ''Não tem o que se encontra no Centro de Curitiba que não se encontra aqui'', defende.
Outra aluna do curso de Engenharia de Produção, Verônica Farias de Cristo, de 32 anos, mora em Araucária e diz que seria difícil frequentar uma faculdade mais distante. ''Só voltei a estudar porque tem faculdade aqui. Eu não teria condições de me deslocar até Curitiba'', justifica.
Para Edinei de Quadros, de 23 anos, também seria difícil estudar em outro local. ''Dependo do transporte, do horário. Aqui tem a comodidade de estar mais próximo de casa. Tenho vários colegas de empresa que fazem faculdade aqui'', justifica.
A história de Wanderley Maurício da Rocha, de 28 anos, é parecida. Ele cursa Administração, com ênfase em Comércio Exterior. Em 2001, frequentou uma faculdade em Curitiba mas acabou não concluindo. Voltou a estudar pela facilidade de acesso ao novo curso. ''É muito mais perto, conheço a maioria do pessoal e fica mais fácil se enturmar'', avalia. (D.R.)

mockup