Profissões do futuro
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 02 de setembro de 2013
Paula Barbosa Ocanha<br>Reportagem Local 
Os recentes e crescentes avanços tecnológicos e da ciência estão criando demandas em mercados de trabalho que não tinham espaço há dez ou quinze anos. Pesquisas na área de nanotecnologia, robótica e na informática estão gerando espaços para profissionais cada vez mais especializados, e por isso, segundo a analista de mercado Simone Nascif, que trabalha como consultora e palestrante na área de mercado de trabalho, cursos que focam nas engenharias Mecânica e Elétrica, gerenciamento de multimídia, design, todos os cursos ligados à manutenção tecnológica e até marketing virtual terão amplo campo de trabalho em poucos anos.
"As indústrias da comunicação, eletrônica e automotiva serão as que mais necessitarão de qualificação diferenciada, devido à mudança de perfil do consumidor em países emergentes e o avanço da tecnologia", explica a coaching. Para ela, até mesmo a área de Engenharia de Alimentos terá muito espaço, devido justamente aos avanços das indústrias alimentícias. Essas demandas são crescentes não somente no mercado brasileiro em geral, como em mercados pequenos que possuam indústrias do setor.
Para a diretora regional acadêmica da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Wilma Jandre, o crescimento produtivo e industrial das indústrias do Brasil estão exigindo um quadro mais enxuto de profissionais, no entanto, eles precisam ser cada vez mais qualificados. "É necessários que os funcionários saibam operar essas máquinas cada vez mais tecnológicas. A automação das linhas de produção, iniciada com mais força nas últimas décadas, exigem profissionais mais preparados". Nessa linha entram em destaque os cursos de Engenharia Mecânica e de Produção.
No setor de novas tecnologias, a coordenadora da Pró-reitoria de Planejamento do Centro Universitário Filadélfia (UniFil), Daniela Akamine, acrescenta que uso intensivo da internet, o perfil dos jovens brasileiros e o crescimento do mercado digital têm não apenas provocado uma mudança no mercado profissional como também têm dado um novo rumo para as profissões do futuro. "Profissões que antes inexistiam, como gerente de mídias digitais, especialistas em segurança e administrador digital, pesquisador de Células Tronco, conselheiros genéticos, estão abrindo um campo cada vez maior para diversificar as ofertas no mercado de trabalho". Nesse sentido ela ressalta a importância também das universidades ampliarem o leque de cursos ofertados aos estudantes. "As instituições que não acompanharem as necessidades desse mercado, ofertando outras possibilidades de atuação, que não só as áreas mais tradicionais, poderão estagnar", conclui.


