‘‘Sou diretora de escola pública há oito anos e essa foi a primeira vez que fui procurada para participar de um programa do qual a escola é beneficiar sem precisar desembolsar recursos próprios ou fazer campanhas junto à comunidade’’. O relato é da professora Sandra Maria Nascimento, diretora do Colégio Estadual Idália Rocha, em Ivaiporã.
Sandra afirma que o Projeto Cidadania atende aos modernos conceitos educacionais, pois estimula o aluno a ler, escrever e interpretar. ‘‘Usar a Folha na sala de aula promoveu um salto de 100% na qualidade do nosso ensino, pois os alunos estão tendo uma visão mais ampla de mundo e estão estimulando seu poder crítico’’, comemora.
A escola da professora Sandra participa do Projeto Cidadania desde o segundo semestre do ano passado. Todas as quintas-feiras, o colégio recebe 20 exemplares de jornais para uso dos 1.032 alunos. ‘‘Priorizamos o uso do jornal entre os alunos da 4ª série, trabalhando com interpretação de textos, resumo, criação de classificados, reestruturação de texto, correção gramatical e outros pontos’’, explica a diretora.
A importância desse projeto para Ivaiporã é tão grande que a prefeitura municipal utilizou uma foto dos alunos da 4ª série do Colégio Idália Rocha lendo a Folha para ilustrar um folder sobre a cidade.
A professora Débora Avila, supervisora da Escola Municipal Eugênio Brugin, de Londrina, é outra entusiasta do Projeto Cidadania. ‘‘Até os pais dos alunos se envolvem no projeto e pedem para os filhos procurarem assuntos específicos no jornal. Atendemos a uma clientela muito carente, que não teria acesso ao jornal sem esse projeto’’, afirma. (S.W.)