Frequentadores e moradores do Parque Barigui, invariavelmente se deparam com tapumes de obras pelo parque. A última intervenção mais significativa foi um trabalho de dragagem do lago, realizado no segundo semestre do ano passado.
Atualmente, os tapumes voltaram a ser vistos na região próxima ao canal, mas desta vez o trabalho realizado é de correção da margem do lago, para evitar que galhos de árvores e lixo fiquem encalhados no canal. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente, este trabalho é um complemento da obra de dragagem.
Na opinião do segurança Elias dos Santos, que trabalha há seis anos em uma residência do parque, a obra de dragagem não trouxe resultados. ''A máquina ficou ligada fazendo barulho por seis meses. Quando a obra terminou, parecia estar tudo 'dez', mas na primeira chuva, ficou tudo assoreado de novo, jogando lodo no canal'', lembra. ''Nos últimos anos sempre tem alguma obra em andamento por aqui'', comenta.
A Secretaria do Meio Ambiente explica que sempre há trabalhos de manutenção no parque, mas que não se configuram necessariamente como uma obra. Pintura de equipamentos e de faixas, corte de grama e coleta de lixo que se acumula, feita inclusive com barcos, são alguns destes trabalhos. (R.J.D.)

mockup