Em duas semanas de fiscalização, a Prefeitura de Curitiba retirou 470 painéis irregulares das ruas da cidade. Foram também aplicadas três multas por reincidência à instalação de anúncios em local proibido. O valor da multa foi de R$ 2 mil por empresa notificada.
Decreto assinado pelo prefeito Beto Richa em outubro de 2007 criou novas regras para painéis e outdoors publicitários nas ruas da cidade. O prazo de 120 dias para adequação às novas regras terminou no último dia 9 de fevereiro. O atendimento para tirar dúvidas está sendo feito na Secretaria Municipal de Urbanismo, na Rua João Gualberto, 623, torre A, quarto andar, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Equipes de fiscalização da Prefeitura estão percorrendo áreas consideradas prioritárias da cidade, como o Centro, Setor Histórico, Centro Cívico, além das principais vias de acesso e vias por onde passam ônibus expresso do transporte público.
A Secretaria Municipal de Urbanismo mapeou a instalação de publicidade irregular ao longo das ruas Padre Agostinho, Padre Anchienta e Martin Afonso, no Bigorrilho. Também foram feitas vistorias ao longo das ruas Pedro Viriato Parigot de Souza e Monsenhor Ivo Zanlorenzi, até a rua Eduardo Sprada, no Campo Comprido. ''Continuaremos os trabalhos, primeiramente, em setores estruturais da cidade, avançando sempre no sentido centro-bairros'', informa, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, o diretor de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo, José Luiz Filippetto.
Estão previstas também vistorias ao longo das vias estruturais que ligam áreas do Centro da cidade ao Pinheirinho, iniciando nas proximidades da Praça do Japão, no Batel, até a região por onde passa a Linha Verde, no Pinheirinho. As equipes também percorrerão vias que ligam a Praça do Japão até a Avenida Mariano Torres, nas proximidades da Rodoferroviária.

mockup