Prefeitura de Curitiba entrega 135 ônibus novos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 09 de outubro de 2007
Equipe da Folha 
O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), participou na manhã de ontem da entrega de 135 novos ônibus adaptados ao acesso de portadores de necessidades especiais. Todos os carros têm elevadores, rampas e adaptações internas para melhor atender a este público. Segundo a assessoria da prefeitura, com os novos ônibus, 65% da frota que circula na capital está apta a transportar pessoas com deficiência. Das 395 linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT), que reúne Curitiba e mais 13 municípios vizinhos, 316 têm pelo menos um veículo adaptado.
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini, esteve presente na entrega. Ele testou os elevadores dos ônibus e aprovou a iniciativa. ''Curitiba está muito à frente de todas as cidades brasileiras, porque aqui existe vontade política para tratar os deficientes com respeito'', disse.
Entre os novos carros da frota está o Ligeirinho articulado, que fará testes na linha do Inter 2, este é o primeiro modelo que possui o chassi novo da Volvo com sistema eletrônico de suspensão. A entrega dos novos veículos foi mais uma etapa da renovação iniciada em 2006, quando foram substituídos 295 ônibus que atingiram o limite de vida útil, de dez anos. Até dezembro serão trocados mais 59 veículos, totalizando 489 ônibus novos entregues em dois anos.
Segundo a prefeitura, além das estruturas para receber portadores de deficiência, os ônibus novos têm sistema de monitoramento por satélite (GPS), painéis eletrônicos digitais, frontais e laterais, e sistema de áudio MP3 para informações de itinerário. Também têm motores com tecnologia Euro 3, que reduz à metade a emissão de poluentes resultantes da queima de combustível.


