O prefeito Marcelo Belinati vai despachar da 59ª Expolondrina nesta terça-feira (9), no gabinete instalado na sala da presidência da SRP, no Parque Ney Braga. Ele fará o lançamento da programação para celebrar o 85° aniversário do município e vai anunciar uma mudança na política tributária do setor de eventos. Belinati se reunirá com o secretariado às 10 horas.

De importância fundamental para a economia do município, a área de eventos vai contar com um incentivo a partir se agora. O prefeito vai anunciar redução da alíquota de imposto para o setor, hoje em 5%.

De acordo com Tadeu Felismino, chefe de gabinete do prefeito, Londrina terá uma série de eventos para comemorar os 85 anos de fundação. “O olhar estará focado nos próximos 15 anos, que antecedem a comemoração do centenário do município”, diz.

O prefeito fará ainda o lançamento da Maratona de Inovação e Economia Criativa, que vai contemplar projetos nas áreas de tecnologia, esporte, cultura e inovação social. “A ênfase será no capital humano”, destaca Felismino. A maratona tem como parceiros o Sebrae, o Fórum Desenvolve Londrina, além dos órgãos da administração municipal.

Em inovação social, haverá um concurso de boas práticas em políticas públicas, nas áreas de educação, saúde, segurança, assistência social, direitos humanos, urbanismo, meio ambiente, cultura, esporte, desenvolvimento econômico, entre outros. Serão premiados projetos que proponham a solução de problemas ou melhoria de processos da cidade.

Na área de cultura estão previstos concursos de novos autores e talentos, vinculados às mostras e festivais apoiados pela Prefeitura, por meio do Promic.

Na área de tecnologia, serão realizados hackathons temáticos durante todo o ano. Em abril, o tema é agro; em junho, saúde; turismo inteligente é o tema de julho; em setembro, Sportech, EcoTic e economia criativa; outubro é o mês destinado ao hackathon 60+ e construção civil.

Na área de esporte, o foco são as competições esportivas, com os Jogos Paraolímpicos do Paraná, em junho; Jogos da Juventude do Paraná, no mês de setembro; e Corrida do Aniversário de Londrina, em dezembro, entre outros.