Aclamado por cronistas esportivos e personalidades ligadas ao esporte no mundo inteiro como o Atleta do Século, Edson Arantes do Nascimento tem milhões de motivos para rever a História como uma linha cronológica de conquistas. Mas o ‘‘Rei Pel钒 fala destas décadas com os olhos voltados para quem não foi reconhecido nem imortalizado como ele. A vida não foi tão justa com os demais habitantes da Terra, segundo Pelé.
O que marcou a História desde 1900, afirma ele, foi a capacidade do Homem em desenvolver novas tecnologias, algumas nem sempre para o benefício da Humanidade. ‘‘A evolução tecnológica é, sem dúvida, o marco deste século’’, avalia. ‘‘A única falha de toda essa evolução é não ter beneficiado o ser humano com a mesma velocidade com que melhorou os bens duráveis.’’
Há 30 anos, ao marcar seu milésimo gol, contra o Vasco no Maracanã, Pelé fez questão de dedicar a façanha às crianças pobres do Brasil. Hoje, empenhado em estimular iniciativas da sociedade em favor da educação e cidadania, ele parte de uma constatação dura sobre o Homem contemporâneo: ‘‘O século só não trouxe evolução quando o assunto é o amor ao próximo’’.

mockup