É impossível ver uma peça de Cesar Almeida e sair indiferente do teatro. Logo na saída é possível escutar as críticas positivas ou não do público. Em "O Crime do Padre dos Balões", que estreou no domingo dentro da programação do Fringe, mostra paralela do Festival de Curitiba, a probabilidade é que grande parte das opiniões sejam favoráveis. Culpa disso é o roteiro, escrito pelo próprio diretor, e a inspirada interpretação de Fabiano Amorin, que interpreta o polêmico padre.
Falar que o paranaense Cesar Almeida gosta de temas polêmicos não é novidade. Há 25 anos ele montou a companhia Teatro da Rainha de 2 Cabeças e desde então não parou de provocar o público e a crítica com assuntos como ego, dinheiro, niilismo, cultura gay, preconceito, transexualismo, aids, entre outros. Desta vez o tema é pedofilia na Igreja Católica.
O espetáculo conta a relação de um padre com um adolescente de 15 anos. A aproximação dos dois acontece de forma gradual e o desenrolar da história não é tão previsível quanto pode parecer. A história de ficção criada pelo diretor faz alusão ao caso do padre que decolou em Paranaguá no ano passado, preso à balões de hélio. Além da Igreja Católica, o texto também faz crítica ao próprio Festival de Curitiba e aos homofóbicos de plantão. Um dos talentos de Almeida é ter a capacidade de caminhar entre a comédia e a polêmica de forma natural.
As apresentações de "O Crime do Padre Voador" no Fringe são sempre às 24 horas. A estreia, no domingo, quase lotou o Teatro Odelair Rodrigues. Para garantir o ingresso é melhor se adiantar, pois haverão apenas mais duas apresentações (hoje e amanhã). Quem perder corre o risco de não ter outra oportunidade para assistir ao espetáculo. Cesar Almeida tentou levar a peça para outro conhecido teatro de Curitiba para cumprir temporada após o festival. A direção do local não quis por achar o tema polêmico demais.
Se você ficar sem ver a peça ainda é possível conferir o texto na íntegra no livro "Teatro da Rainha de 2 Cabeças Volume 2", lançado no sábado. Na obra Almeida publica 12 textos teatrais, sendo quatro inéditos, fazendo também uma retrospectiva fotográfica dos espetáculos de 2003 a 2008, além de artigos e críticas da imprensa. O livro está disponível para venda nas Livrarias Curitiba por R$ 15,00.

mockup