Além das inúmeras cascatas e grutas, Ribeirão Claro também possui uma outra riqueza, a histórica. Desde agosto de 2001, a ponte pênsil ''Antônio Manoel Alves de Lima'', que liga Ribeirão Claro a Chavantes, no interior de São Paulo, foi tombada pelo pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico do Paraná. Anos antes, em 1985, ela já tinha sido tombada pelo Estado de São Paulo.
Inaugurada no início do século passado, a ponte foi uma das mais importantes ligações de São Paulo com o Sul do País. Porém, como o passar do tempo, os cupins e a natureza deterioraram a estrutura. ''O que nós queremos é restaurá-la, mas ainda não temos verba'', afirma o diretor do Departamento de Turismo de Ribeirão Claro, Evaltenir Gonçalves de Oliveira. O projeto de restauração está orçado em R$ 545 mil.
Construída sobre o Rio Paranapanema, a ponte foi destruída duas vezes. A primeira ocorreu em 1930, quando as forças favoráveis ao governo de Getúlio Vargas dinamitaram as torres. A segunda, aconteceu não pela ação do homem e sim da natureza. Uma enchente, em 1983, derrubou-a novamente. Atualmente, a ponte pênsil é destinada apenas ao trânsito de veículos pequenos com até dois metros de altura.
Uma nova ponte de concreto está sendo construída a 200 metros da estrutura de madeira. A obra é uma contrapartida da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) que está construindo uma hidrelétrica na região. ''Se conseguirmos verba para a restauração a ponte pênsil deverá se restringir à passagem de pedestres'', espera Olivera. (C.R.)

mockup