Marcos NegriniSenai oferece treinamento, com apoio da Prefeitura e do Sindicato: ótima solução Mão-de-obra qualificada para abastecer permanentemente a principal atividade local tornou-se um desafio em Cianorte a partir da reestruturação das indústrias de confecções. No início deste ano, as empresas tiveram dificuldades para suprir as vagas oferecidas, diante da falta de qualificação profissional das centenas de pretendentes que acorreram. Tal como em outros centros em que a atividade no meio rural entrou em decadência, Cianorte igualmente se ressentiu disso, tendo como resultado, um grande êxodo de trabalhadores para a cidade.
Para resolver a questão, a Prefeitura, o Sindicato das Indústrias de Confecções de Cianorte e as instituições formadoras de mão-de-obra decidiram se unir para encarar de frente o grave problema, preparar e colocar no mercado profissionais capacitados para atender as exigências das empresas.
O passo seguinte foi o estabelecimento de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Senai, que permitiu a abertura de nove turmas para os cursos de confecções tanto na parte operacional como na parte técnica. Atualmente, a Prefeitura arca com os custos dos cursos e o Senai fornece a formação profissional. Já as empresas que também participam da parceria, absorvem os alunos para um período de estágio que dura de 15 a 20 dias.
Custo zeroO convênio, de acordo com o coordenador do Senai em Cianorte, Aparecido Ribeiro dos Santos, foi feito devido à exigência do mercado profissional. Ele explica que através da parceria, os interessados puderam participar efetivamente dos cursos, já que o custo para eles é zero. Cada curso tem em média 12 alunos. Segundo Santos, a procura pelos cursos profissionalizantes na área de confecção aumentou 40% este ano com a realização do convênio.
De acordo com o prefeito Flávio Vieira, ao realizar o convênio com o Senai, a Prefeitura está colaborando com as pessoas que desejam ingressar no mercado profissional mas não têm qualificação necessária. ‘‘Apoiamos as indústrias de confecções como qualquer outra de outro setor, afinal são elas que geram empregos e contribuem para o crescimento da cidade’’, diz.
O prefeito explica que a grande vantagem do convênio é a parceria com as próprias empresas do setor que estão dando oportunidade de estágio para os alunos. Segundo Vieira, a maioria das indústrias acaba absorvendo os profissionais que demonstram mais afinidade com a atividade de confecção.

mockup