Paraná abre as portas para a Renault
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 29 de dezembro de 1997
Curitiba 
Uma pedra fundamental lançada no dia 29 de março de 1996 representou para o Paraná a abertura e expansão dos setores automobilístico e de autopeças. A pedra foi lançada pelo diretor-presidente da montadora francesa Renault, Louis Schweitzer, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba).
Na ocasião, Schweitzer anunciou que a multinacional francesa pretendia ampliar a produção, estimada inicialmente em 120 mil unidades, para 200 mil carros por ano a partir do momento em que a fábrica paranaense entrar em operação. Também disse que além do Mégane, modelo que iniciaria a fabricação da Renault em São José dos Pinhais, outro mais barato sairia da fábrica paranense.
Bem humorado e demonstrando satisfação, Schweitzer detalhou naquela oportunidade as razões que levaram a montadora francesa a optar pelo Paraná. Disse que uma série de fatores contribuíram para a escolha, desde as condições de vida até a proposta do governo Jaime Lerner de colocar o Fundo de Desenvolvimento do Estado como fomentador de acionistas. O FDE, conforme anunciado na época, financiaria até 40% do investimento da Renault, de US$ 1 bilhão na fábrica - o maior investimento dos últimos 20 anos. A intenção anunciada pelo governo foi de formar um pool de empresas, com o financiamento de recursos necessários para os grupos interessados em se associar à multinancional.
Arquivo FolhaPedra fundamentalLerner cumprimenta o diretor-presidente da Renault, Louis Schweitzer: meta consolidada
Não gostaria de isolar uma só razão, mas isso (participação acionária) foi um elemento importante para a decisão, porque mostra que o governo confiou na nossa empresa, afirmou o diretor-presidente.
Schweitzer declarou ainda que nos planos da Renault está a conquista do mercado da América Latina. Neste sentido, a fábrica brasileira vai permitir uma aproximação com os países do Mercosul, já que existe hoje uma unidade na Argentina. Para conquistar o mercado, a multinacional disse que planeja ampliar o número de representações comerciais.


