Para quem quer Provar
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de julho de 2008
Equipe da Folha 
Terminam na próxima sexta-feira as inscrições para o processo de transferência para a Universidade Federal do Paraná (UFPR). É a terceira etapa do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes, o Provar, que este ano oferta 838 vagas para cursos de graduação e 21 para cursos profissionalizantes. Até agora 2.281 estudantes motivados a transferir-se para a instituição preencheram a ficha de inscrição.
Os interessados devem acessar www.provar.ufpr.br para conhecer as normas do processo e informar-se sobre a disponibilidade para cada um dos cursos. A maior parte das vagas é para alunos que terminaram o primeiro ano. A inscrição é preenchida no próprio site e o pagamento da taxa (de R$ 160, para graduação, e R$ 80, para cursos profissionalizantes) pode ser efetuado na rede bancária.
Alguns cursos oferecem poucas vagas, como Medicina (uma), mas há outros que têm muitas mais, caso de Ciências da Computação (41). Na sequência, alguns exemplos de cursos com diversas vagas disponíveis estão Ciências Contábeis (37), Física (28 para cada período), Agronomia (28), Engenharia Industrial Madeireira (26), Engenharia Civil (24), Farmácia (23), Pedagogia (19 para período noturno) e Química (18). No site www.provar.ufpr.br há uma lista completa.
Na área profissionalizante, são ofertadas vagas nos cursos de Técnico em Agroecologia, Técnico em Gestão Imobiliária e Técnico em Turismo e Hospitalidade. As provas discursivas serão dia 3 de agosto, no período da tarde, em local a ser divulgado.


