Para pedagoga, mudança é positiva
Os nerds tornaram-se populares, nas últimas décadas, por meio do sucesso de celebridades como Bill Gates, fundador da Microsoft, e o cineasta George Lucas. Na ficção, depois da overdose de perdedores do cinema norte-americano da década de 1980, a tribo vem ganhando cada vez mais status através da série The Big Bang Theory.
A sitcom é uma das mais assistidas dos Estados Unidos e trata das relações entre quatro prodigiosos cientistas e uma atraente garçonete que mora no apartamento vizinho ao de dois dos personagens. Sucesso absoluto, a série tem ditado comportamentos e rendido dividendos também com a venda de produtos relacionados aos personagens, como as camisetas usadas pelos atores.
Na vida real, o status dos nerds também é crescente, garante a pedagoga Elizabeth Pereira Lima, que coordena as turmas de Ensino Médio de uma escola particular de Londrina. No colégio, eles são chamados de estrelas e servem de modelo aos alunos que apresentam desempenho menor, contou.
A profissional ressaltou que, ao contrário de anos atrás, quando os nerds eram punidos por outros alunos através do bullying, as atuais estrelas destacam-se e sempre atraem a atenção dos colegas.
Para ela, a mudança de comportamento é positiva. Significa que a educação e a cultura estão sendo mais valorizadas, considerou. Elisabeth observou que os bons alunos são educados, atenciosos, estudiosos e brilham também pelo bom temperamento. Os mocinhos estão ganhando dos bandidos. Espero que os nerds dominem o mundo, transformando-o num lugar melhor para todos viverem, brincou. (C.A.)





