Os quitutes mais badalados
PUBLICAÇÃO
sábado, 23 de dezembro de 2017
Marian Trigueiros<br>Reportagem Local
Os participantes do concurso "Comida de Boteco", segunda fase do Festival Cozinha & Sabor, mostraram a diversidade de sabores da culinária de bares de Londrina. No total, 11 estabelecimentos competiram com os quitutes e porções que são sucesso de pedidos entre os clientes. Os três mais votados pela internet foram para a grande final, cuja a escolha do vencedor ficou sob responsabilidade de uma comissão julgadora.
OS MAIS VOTADOS
COSTELINHA DE PORCO NO MEL - BRITO´S PETISCARIA
Uma receita tradicional de família acabou se tornando um dos pratos preferidos dos clientes da Brito´s Petiscaria, a "Costelinha de Porco no Mel", e foi finalista na categoria. "Essa é uma receita preparada pela minha família há várias gerações. A costelinha de porco é assada e servida no caldo de mel e especiarias, que é responsável por deixar a carne caramelizada e levemente adocicada. Já as especiarias garantem um sabor diferenciado ao prato", destaca o proprietário Gustavo Sanches de Freitas.
Ele explica que a escolha de ingredientes selecionados é imprescindível para o sucesso do prato. "Sempre escolhemos a costela alta, que é a parte mais nobre e saborosa da carne. O resultado é uma porção muito elogiada por todos que provam". A porção no formato combo é acompanhada de arroz e pão de alho e serve até três pessoas.
CROQUETE DE CARNE - BAIANO O REI DA BATIDA
O "Croquete de Carne" do Baiano O Rei da Batida, estabelecimento tradicional na cidade que voltou às atividades este ano, também foi um dos finalistas desta categoria. Segundo Luis Gustavo Kanashiro, filho de Antonio Kanashiro (apelidado como Baiano), a porção é um dos carros-chefe do local. "O croquete está no cardápio desde sua fundação, em 1969, antes mesmo de tornar-se um bar conhecido". Cada porção servida possui 12 unidades e serve duas pessoas. Os croquetes vêm acompanhados de molho de pimenta da casa.
Ele conta que a mãe desenvolveu essa receita, assim como outros bolinhos famosos da casa. Aos 81 anos, dona Cecília Kanashiro ainda comanda a cozinha do restaurante e prepara todas as porções da mesma forma. "Não há muito segredo nos ingredientes. Temos a preocupação em escolher sempre uma carne de primeira para fazer a carne moída e os temperos sempre frescos, como cebola e cheiro verde. Acredito que a diferença esteja mais na forma de fazer que deixa o croquete bem crocante e macio ao mesmo tempo".
ASINHA APIMENTADA DE FRANGO FRITO - BANGKOK GARDEN
Prato de entrada mais pedido do restaurante Bagkok Garden, o "Gai Thot Hot - Asinha Apimentada de Frango Frito" participou do concurso e chegou à final. A receita é preparada com asa de frango marinada na pasta de pimenta sriracha, gengibre, alho, molho de peixe, vinho de arroz, cebola e alho em pó envolto em molho agridoce de pimenta sriracha, mel e vinagre de arroz. Integrando o cardápio do restaurante há dois anos, o prato tem origem na culinária tailandesa, que é uma das especialidades do estabelecimento, que também serve pratos típicos do Vietnã, Índia e Sri Lanka.
"Este prato representa bem o restaurante. Muita gente vem de fora de Londrina especialmente para comer a asinha, que é muito elogiada por todos", destaca Caio Jundi, gerente do estabelecimento. Segundo ele, o sucesso do Gai Thot Hot está no sabor agridoce puxado para o apimentado. "O diferencial está no modo de preparo e nos ingredientes, principalmente no molho apimentado de sriracha e no molho de peixe que fazem uma combinação perfeita com a asinha empanada e frita, garantindo ao mesmo tempo crocância e leveza à receita", enfatiza.