O tom da festa
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Heloísa Prado<br>Equipe Bonde
As tendências de moda são fontes inspiradoras quando o assunto é decoração de casamentos. É claro que tem muita gente que ainda aposta no tradicional, optando por cores clássicas e tons leves para o cenário da celebração. Mas, segundo o decorador Beto Burin, de Maringá, a onda agora é investir na mistura de cores e nos contrastes, sem medo de errar. "Diferentemente do que acontecia há alguns anos, a mistura de cores vem sendo mais apreciada pelos casais", explica.
Uma das novidades para deixar a igreja e o salão de festa glamourosos, são as cores fortes e vibrantes. "Bem harmonizada, este tipo de decoração leva alegria e beleza à festa", diz Beto.
O decorador lembra que, antes de escolher a cor que vai dar o tom à decoração, a noiva precisa definir qual o seu estilo. Moderna, clássica, descolada, ousada... "É o estilo da noiva que vai orientar todo o trabalho do decorador. Ele precisa captar tudo o que a noiva quer ver na sua festa", destaca.
As cores fortes, aliás, estão em alta desde o ano passado e prometem reinar ainda por alguns anos, segundo Beto. "Na decoração de eventos as tendências não são tão passageiras como na moda. Uma mesma cor pode imperar por até quatro ou cinco anos. O que muda, na maioria das vezes, é apenas a forma como as cores são usadas. Em 2013 o tom sobre tom era hit, agora estão em alta as cores contrastantes", diz ele.
Uma tendência que voltou com tudo em 2014 são os tons de roxo e berinjela (leia o box e entenda por quê). Beto ensina que estas cores ficam perfeitas em contraste com o amarelo, por exemplo. Laranja, vermelho e azul também estão em destaque.
Sempre romântico, o rosa não perdeu a majestade neste ano. Mas ao contrário de 2013, quando a combinação com marrom fez o maior sucesso, a tendência agora é combiná-lo com branco.
Beto lembra que embora seja um clássico, o branco também pode compor um cenário mais ousado. "Noivas mais descoladas podem investir em uma decoração com mobiliário preto e dourado, e coroar tudo com muitas flores brancas. Essa combinação cria um visual leve, delicado e moderno", orienta.
Para quem pensa em fazer uma decoração colorida, sem escorregar no mal gosto, a dica do decorador é apostar no tom sobre tom. "Um decór tradicional pode ficar mais atraente apenas com algumas pitadas de cor. Sem exageros, elas podem estar nas flores, no mobiliário ou nos acessórios", sugere.
Vale lembrar que a escolha das cores está atrelada à safra das flores. Não adianta escolher flores azuis que são encontradas somente entre a primavera e o verão - se a ideia é casar nos meses de inverno. Neste caso a cor poderá sim ser usada, mas apenas em objetos e adereços que fazem parte da ambientação.