Durante os dois primeiros anos do Folha Curitiba, os leitores foram presenteados com o humor gráfico do desenhista Marcos Jacobsen. No período, foram publicadas charges que retratam pontos turísticos e ícones do cenário curitibano e a relação deles com os habitantes da cidade. A Praça do Homem Nú, os Faróis do Saber, o Bosque do Alemão, a Rua XV de Novembro, o Passeio Público, a torre da Telepar, a Pracinha do Batel são alguns dos locais que ganharam ilustração inteligente, criativa e bem-humorada nas mãos de Jacobsen.
Desenhando a cidade, o chargista faz uma observação sobre o cotidiano, o trânsito, o vandalismo e o comportamento dos curitibanos. "São gracinhas, é um humor sem compromisso e sem engajamento. Críticas eu deixo para charges políticas", disse. Marco Jacobsen é o autor das charges publicadas diariamente na página da FOLHA. "Como profissional sempre tive vontade de desenhar Curitiba. Para qualquer artista comentar a própria cidade, algo que realmente conhece é um prazer. Curitiba é a cidade que cresci, por isso tenho propriedade para falar sobre ela. Como observador, busquei algum humor no comportamento das pessoas e na interação delas com a cidade", explica.
O processo de criação das charges iniciou fotografando os locais que seriam ilustrados. "Às vezes, eu saía especificamente para fazer o cartoon, outras vezes, já estava no lugar e decidia fotografá-lo diante de alguma situação interessante", conta Marcos Jacobsen, antecipando que as charges sobre Curitiba serão reunidas num livro, sem data ainda de publicação. Confira alguns desenhos publicados na FOLHA.

mockup