Números relativos a 97 ainda não são conhecidos
A estabilização pesou muito em cima dos agricultores, e o Paraná foi prejudicado porque tem sua base econômica na agricultura, afirma o economista do Ipardes.
Enquanto isso, a produção industrial no Estado também registrou uma queda de 5,8% em 1995 em relação ao ano anterior. No País, o decréscimo foi de 1,7%. Esta diminuição também se reflete no problema da agroindústria, que teve uma desaceleração dos fluxos comerciais, diz Lourenço.
Por causa do Mercosul e dos últimos pacotes econômicos argentinos, diversos contratos de exportação de produtos industrializados do Paraná para a Argentina foram suspensos.
Carros rentáveisO crescimento do PIB paranaense está diretamente relacionado à industrialização - e o advento da indústria automobilística vai contribuir decisivamente para este aumento, que poderá se concretizar positivamente no fechamento dos números relativos a 1997, que ainda estão sendo computados.
No campo, a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) já está consciente do crescimento da renda e elaborou uma carteira de projetos de investimentos superior a R$ 500 milhões no prazo de um ano e meio. Segundo a diretoria da Ocepar, a intenção das cooperativas é modernizar a estrutura de produção com a compra de equipamentos mais avançados.





