A Alvorada Pesquisas, de Londrina, consultou 600 eleitores da cidade no início desta semana numa pesquisa, e constatou que apenas 25% deles sabiam os números dos candidatos a governador. O mesmo percentual - muito baixo - também admitiu saber o número do candidato preferido ao Senado.
Mas se isso já espanta, o índice de conhecimento sobre o número dos candidatos a deputado federal e a estadual é ainda menor: apenas 13%, o que significa que, a dois dias do pleito, 87% dos eleitores de Londrina não memorizaram o número de seus candidatos à Câmara e à Assembléia Legislativa.
O diretor da Alvorada Pesquisas, Waldimir Coutinho Mendes, acredita que o desconhecimento é gerado pelo excesso de números que o eleitor tem que decorar para usar a urna eletrônica. ‘‘Isso prova que o recado da Justiça Eleitoral sobre a necessidade de o eleitor levar a ‘‘colinha’’ no dia da votação é importantíssimo’’, ressalta.
O diretor da Alvorada lembra que aqueles que não levarem anotados os números de seus candidatos devem demorar para usar a urna eletrônica, o que pode provocar filas nas seções eleitorais. ‘‘Como a Justiça tem pedido para que o eleitor leve a cola, é necessário insistir nisso’’, diz Coutinho.
O TRE mandou confeccionar panfletos ensinando como votar. No verso, o eleitor tem os quadrinhos em branco para preencher com o número de seus candidatos. Basta procurar os cartórios eleitorais e requisitar a ‘‘cola’’, gratuitamente. . (P.Z.)

mockup