São Paulo - Nos EUA, as pessoas começaram a ficar mais obesas à medida que as estradas eram abertas. Em Los Angeles, Califórnia, berço do McDonald's, Taco Bell, e Domino's, já existiam um milhão de carros em 1940. Tanta gente fora de casa estimulou a abertura dos restaurantes fast food. Em 1971, os norte-americanos obesos eram 14,5% da população. Hoje são 30,9%.
A população brasileira também está engordando. ''Há vários motivos para isso. Nos últimos 20 anos, a população brasileira saiu da área rural e migrou para as cidades. Na prática, isso significa menos atividade física e mais acesso à comida'', afirma a Dra. Zuleika Cozzi Halpern. Em 1974, 4,1% da população brasileira era composta por pessoas acima do peso. Esta proporção subiu para 13,9% em 1997. Nas cidades, o índice chega a 18,4% e entre crianças de seis a nove anos, a 17,4%.
Mas até que ponto o aumento do consumo de fast food tem relação com isso? ''No Japão, a população engordou depois da chegada das grandes redes'', diz Halpern. E com que frequência deve-se comer fast food? ''Não recomendo comer McDonald's todo dia, como não recomendo sempre comer a mesma coisa todos os dias''. A declaração vem de Maria Luiza Ctenas, sócia da C2, empresa que presta consultoria nutricional ao McDonald's. O mesmo conselho dá Flávio Maia, diretor do Bob's. A rede, como o Habib's, já tem no cardápio alimentos menos gordurosos, como saladas e sanduíches com carne branca. A grande preocupação nos fast foods nem é tornar a comida mais gostosa. É torná-la mais saudável.

mockup