Ao pensar que terão uma prova de vestibular pela frente muitos estudantes ficam ansiosos e sentem um certo frio na barriga. Depois de anos de estudo, esta prova determina – além da entrada em uma universidade – a passagem para uma nova fase da vida. O problema é que diante de tanta espectativa, há alunos que se desesperam e acabam trocando os pés pelas mãos nos últimos dias de preparo.
  Ter uma rotina séria de estudos durante o ano é fundamental para obter um bom resultado no vestibular. A psicóloga Dorotéia Múrcia de Souza afirma, porém, que um dia antes da prova é preciso desacelerar. ‘‘No dia anterior o aluno deve entrar em concentração. Recomendo que não saia para a balada. É um momento de ficar em casa, mentalizar a prova e manter o foco neste objetivo’’, diz. A psicóloga destaca que é interessante fazer alongamento, ouvir músicas orquestradas e colocar em prática técnicas de relaxamento para que no dia o aluno possa dar tudo de si. ‘‘O vestibular não pode ser visto como uma prova, e sim como um objetivo.’’
  Para Dorotéia, o momento do vestibular é carregado de tensão porque envolve a decisão da profissão, a separação dos amigos do ensino médio e a entrada no mundo adulto. Ela explica que é normal sentir angústia e insegurança por conta desta série de fatores. ‘‘Ter uma boa orientação vocacional ajuda a superar esta questão. Alguns adolescentes que fizeram suas escolhas pressionados pelos familiares acabam se boicotando na prova’’, afirma.
  Familiares que possuem um vestibulando em casa devem reduzir a tensão e a cobrança, principalmente nos dias anteriores à prova. ‘‘É fundamental manter o ambiente da casa em harmonia, proporcionar uma alimentação balanceada para evitar intoxicação’’, diz. A psicóloga lembra que há dietas que ajudam na memória, concentração e que o apoio de uma nutricionista é importante.
  Atividades como acupuntura, terapia floral e alongamentos também são benéficas para o aluno que está se preparando para um momento como o vestibular. ‘‘Na acupuntura existem pontos específicos que ativam a memória. Se a pessoa é muito tensa ou nervosa, ela provavelmente não vai conseguir dormir na noite que antecede a prova, a acupuntura e a terapia floral ajudam a controlar esta questão’’, diz.
  Para Dorotéia, a massagem relaxante e a fisioterapia também trazem resultados positivos. ‘‘Recomendo a fisioterapia no mês que antecede a prova. Durante o estudo o aluno tensiona os músculos das costas, pescoço e peito e os alongamentos ajudam a relaxar’’.
  O atendimento com a psicoterapia é indicado para todos aqueles que estão se preparando para concursos porque melhoram a autoestima, a autoconfiança e a pessoa desenvolve a capacidade de se ver como merecedora daquela vaga. ‘‘Muito aluno fracassa porque só fez o preparo pedagógico e deixou de lado o psicológico e o fisiológico. Para um bom resultado este tripé precisa se sustentar’’, destaca.
  No dia da prova, Dorotéia recomenda que o candidato leve água e alguma coisa para comer. Ela diz que o açúcar ajuda a combater a ansiedade e a tensão, portanto, uma barrinha de cereal, uma barra de chocolate ou outro alimento que o aluno goste são benéficos.

Imagem ilustrativa da imagem Muito equilíbrio nesta hora