Comprar um apartamento na planta é o desejo de grande parte da população que ainda não possui casa própria, pelo valor reduzido em relação ao imóvel finalizado. Mas visualizar como será esse empreendimento após a construção é que é o desafio. Há quem passe pelo local da obra para visualizar e imaginar como será a posição, ou a futura vista do prédio, e já se sente satisfeito. Outros preferem algo mais palpável. É para ajudar esses compradores mais exigentes que maquetes, apartamentos decorados, tour virtual 3D e até uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), mais conhecido como drone, estão auxiliando as empresas a apresentar esses empreendimentos aos novos clientes.
A tecnologia e aparelhos mais modernos estão sendo os principais aliados das construtoras nessa jornada. A construtora Artenge, por exemplo, trouxe um equipamento idealizado para fins militares, geralmente usado pela polícia aqui no Brasil, para apresentar uma nova realidade aos compradores de seus lançamentos: a futura vista da sacada. Com o uso do drone – que é basicamente um robô helicóptero com câmera – foi possível tirar uma foto em 360° de todas as alturas dos 26 andares do Artè Palhano, previsto para ser entregue em março de 2017. "Muitos clientes questionavam a diferença do preço em relação ao andar escolhido, por isso agora mostramos a diferença da vista que ele vai ter dependendo do andar e posição que comprar o apartamento", explica o gerente comercial da Artenge, Luiz Cláudio Guarda.
Para ele, quando se vende um apartamento na planta o cliente só vê o papel, por isso é necessário o máximo de informações possíveis para que ele tome uma decisão. "Não é isso que vende o apartamento, mas é mais um recurso importante usado pela empresa. O hotsite do lançamento tem todas as vistas das sacadas, e é possível escolher, além do andar, posição Norte e Sul ou frente e fundos. O futuro comprador pode acessar de casa, e isso é essencial, porque eles mostram para os amigos e a família. É uma coisa mais real", salienta.
Uma técnica parecida foi usada pelo Grupo Thá para apresentar o Views Privilege Home, lançado pela empresa em Balneário Camboriú (SC). "Tendo como um de seus principais destaques as áreas comuns em pavimentos altos, para expor a beleza da vista do edifício, tanto dos primeiros quanto nos últimos andares, nossa equipe de marketing fotografou, com a ajuda de um helicóptero, as vistas que os moradores terão dos 47 andares do residencial", explica o gerente regional do Grupo Thá em Londrina, Ricardo Koiti Kitamura. As fotos foram reunidas em um hotsite e também podem ser acessadas pelos clientes. "Ele pode subir ou descer a barra de rolagem para apreciar as diferentes vistas".

Imagem ilustrativa da imagem Muito além da imaginação
| Foto: Reprodução
Com o uso de um drone, a Artenge consegue apresentar a vista da sacada de cada um dos 26 andares do Artè Palhano



Continue lendo:

- O realismo de um tour virtual 3D