Mudança não altera sistema vigente para licenciamento
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de janeiro de 2000
Mudança não altera sistemavigente para licenciamento
A antecipação do IPVA este ano no Paraná, não inclui o pagamento do licenciamento do veículo, que foi totalmente desvinculado do imposto, ao contrário do que ocorria em anos anteriores.
Antes, a quitação do carnê do licenciamento era simultânea. A Secretaria Estadual da Fazenda disse que agora, o objetivo é apenas antecipar o imposto e não o licenciamento, cujo calendário próprio e específico deverá ser divulgado pelo Detran em breve e deverá ser quitado ao longo do ano, conforme o final da placa.
A desvinculação dos pagamentos do imposto de propriedade e do licenciamento ocorreu por decisão do secretário da Fazenda, Giovani Gionédis, como forma de evitar mais peso para o contribuinte. A justificativa é que em 40% da frota de veículos o pagamento do licenciamento somado ao pagamento do seguro obrigatório supera o valor do IPVA. Daí a antecipação das duas contas ficaria muito pesada para o contribuinte, pondera o diretor da Receita Estadual, João Manoel Delgado Lucena.
Nessa faixa, o contribuinte não chega a recolher até R$ 80,00 de IPVA, que pode ser parcelado em até quatro vezes. Mas o seguro obrigatório não pode ser parcelado daí a separação das contas, esclarece o diretor. (V.C.)
