Metrópole de educação superior
Média no tamanho, mas gigante no que diz respeito a oferta de cursos superiores e de qualificação. Assim ficou Apucarana depois do consolidado Tempo Integral nas escolas, que serviu de chamariz para instituições de ensino se fixarem na cidade. Quando o programa foi implantado, em 2001, ela contava apenas com duas faculdades de ensino superior, que juntas ofereciam nove cursos. Hoje são 42 cursos ofertados por cinco instituições, entre elas a Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas (Fecea) e a Faculdade Apucarana Cidade Educação (Faced).
Cursos como engenharia na área têxtil, direito, administração de empresas, jornalismo, pedagogia, letras, filosofia, economia, ciências contábeis, comércio exterior, design em moda, entre inúmeros outros estão na grade das faculdades, que recebem alunos de toda região, fortalecendo vários setores, entre eles, o imobiliário. Além disso, duas grandes redes de hotéis começam a se instalar na cidade.
Em dezembro último, o Senac chegou à cidade, juntando-se ao Sistema S. Um imponente e moderno prédio foi construído para atender alunos de vários cursos de capacitação profissional. A vinda do Senac é de grande importância para ampliar a formação da juventude na forma técnica para servir rapidamente o mercado de trabalho. Isso vem fortalecer uma lacuna que existe em cidades menores, destaca o secretário de educação Cláudio Silva.(E.S.)





