Medida foi adotada com sucesso na RMC
Medidas similares à proposta do vereador Jorge Bernardi foram adotadas em algumas cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) com relativo sucesso. De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande, Walfrido Maiorcki, desde que foi implementada a lei que regulamenta o horário de funcionamento dos bares, em 2002, as ocorrências de perturbação da ordem, violência doméstica e os acidentes de trânsito diminuiram sensivelmente. No entanto, ele admite que implantar uma lei como esta em Curitiba seria mais complicado, pois a cidade é muito grande e haveria dificuldades em fiscalizar esta medida.
A falta de fiscalização prejudicou a eficácia de uma lei semelhante em Colombo. Segundo o vice-prefeito do município, Pedro Ademir (PSDB), ''quando estava sendo fiscalizado dava resultado, agora não tem estrutura''. Ele conta que logo que foi implementada a lei, em 2005, houve redução significativa no número de homicídios. No entanto, para continuar mantendo estes resultados é imprescindível a fiscalização, que não estaria sendo feita de forma correta. ''Hoje virou bagunça'' lamenta Ademir. A fiscalização cabe a vários órgãos, como a própria prefeitura, polícia, juizado de menores, entre outros.
Em Araucária, o trabalho integrado entre vários órgãos governamentais deu resultado na hora de fiscalizar o cumprimento de uma lei de 2003 que regulamenta o horário de funcionamento dos bares. Em 2005 foi criada a ''Blitz Fique Legal'', uma parceria entre a prefeitura, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bmbeiros e Juizado Especial vai aos bares para verificar se existem menores bebendo, se a lei do horário está sendo cumprida e se os estabelecimentos estão de acordo com as normas de segurança. Segundo o coordenador da blitz, Vitor Cantador, em 2005 diminuiu o número de homicídios na região, além disso, o número de estabelecimentos em situação legal aumentou 30% desde que a blitz foi criada. (A.A.)





