Massas saborosas
- O ponto certo de cozimento da massa é um pouco rígido, o qual chamamos de ''all dente''. Para verificar se a massa já está no ponto, corte-a verticalmente e confira a coloração interior do macarrão.
- Ao cozinhar a massa, coloque um fio de óleo para que ela não grude.
- Ao cozer, a massa dobra o seu peso. Se for massa fresca (úmida) a variação de peso pode chegar a 70% a mais.
-A quantidade de sal utilizada na água fervida para cozer a massa, deve variar de 5 a 10% acima do que você considera ideal. Pois a massa não absorve 100% do sal adicionado. Essa medida garante o equilíbrio de sabor entre a massa e o molho.
Lembre-se: todo o produto que fica evaporando (molho ou água para cozer) tende a ficar cada vez mais salgado.
-Logo após retirar a massa da água, sempre al dente (cada massa tem seu tempo), deixe um pouco de água na travessa (5% da capacidade). Isso deve ser feito para a massa não secar.
- Ao retirar a massa e esses 5% de água, untar suficiente a massa com manteiga, óleo de oliva ou similar. Isso serve tanto para retardar a evaporação da água na massa, quanto para melhorar consideravelmente a sua degustação.
Fonte: Curso de Molhos/Armazém Italiano





